SP Escola de Teatro

SP Escola de Teatro anuncia vencedores do 2º Prêmio Solano Trindade para jovens dramaturgos negros do país

Os nomes dos três vencedores da segunda edição do Prêmio Solano Trindade foram divulgados nesta quinta-feira (11). Voltado ao reconhecimento do trabalho de jovens dramaturgos negros, a premiação é concedida pela SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap).

As peças vencedoras são: “Atropelo”, de Amanda Carneiro Figueiredo, de São Paulo, “Limiar”, de Amanda Pessoa, de Mato Grosso do Sul, e “Piscinas: Um Estudo sobre Águas”, de Mariana Ozório, de Belo Horizonte.

Os textos premiados serão publicados em livro, por meio impresso e digital, e distribuídos gratuitamente em programas ou ações da SP Escola de Teatro  e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Os vencedores deverão assinar o Termo de Cessão de Direitos Autorais necessário para a publicação do livro mencionado, cabendo-lhes o direito de receber até 50 (cinquenta) exemplares.

Ao realizar a inscrição, os participantes do Prêmio Solano Trindade declararam concordar que todos os direitos inerentes à segunda edição dos textos premiados serão exclusivamente da Adaap. Os direitos de encenação, porém, são dos participantes premiados.

Confira o edital na íntegra, clicando aqui.

Autores e autora já premiados

Do primeiro edital resultou a publicação das três dramaturgias inaugurais do projeto, já lançadas em livro em 09 de setembro de 2021. A Comissão de seleção foi formada pela dramaturga e diretora Luh Maza, o bibliotecário Ueliton Alves, o jornalista Miguel Arcanjo Prado e a coordenadora de Dramaturgia da Escola, Marici Salomão, além do diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral.

O Prêmio é uma homenagem ao poeta, dramaturgo e diretor pernambucano Solano Trindade (1908-1974). Arte-ativista das causas negras, Trindade foi o criador do Teatro Popular Brasileiro (TPB), grupo formado por operários, domésticas e estudantes e que tinha como inspiração algumas das principais manifestações culturais do país. Atuou também na dança, criando em meados dos anos 50 um grupo referencial: o Brasiliana, reconhecido no Brasil e em temporadas no exterior. (Fonte: Museu Afro Brasil).