EN | ES

SP Escola de Teatro abre Curso de Extensão sobre Shakespeare

Publicado em: 29/02/2016

Para marcar os 400 anos da morte de William Shakespeare, o departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco está preparando cursos que dialogam com a obra do bardo inglês.
 
Além do Curso de Extensão “Elementos do teatro shakespeariano: ‘Macbeth’”, que será ministrado por Bernadeth Alves e tem inscrições já encerradas, a Escola abre o processo seletivo de “Os principais temas humanos de Shakespeare”.
 
Ministrado por Maurício Paroni de Castro, o curso aborda 14 temas mais frequentados pela dramaturgia shakespeariana, discutindo-os sempre à luz de seu tempo e de seu universo estético. Os encontros, que ocorrem de 21 de março a 15 de abril (2ª a 6ª, das 19h às 22h, na sede Marquês de Itu da Escola), também serão dedicados à gravação e à edição de podcasts que serão publicados neste portal.
 
Apesar de ser um curso fundamentalmente teórico, com aulas de História do Teatro, os alunos devem participar dos encontros com leituras em voz alta e, em alguns momentos, atuando, sempre com a direção do orientador.
 
Com 36 vagas, o curso é voltado para interessados em teatro, literatura e história. Ideal para atores, diretores e psicólogos que tiverem afinidades com a linguagem shakespeariana.
 
As inscrições estão abertas até o dia 14 de março pelo site da SP Escola de Teatro. O candidato deve submeter carta de interesse, breve currículo e uma opinião ou crítica sobre podcasts da seção “Palavra em Cena”, publicada neste portal.
 
O orientador
 
Paroni fez cursos na Faculdade de Direito, na Escola de Comunicação e Artes e na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Depois, residiu em Milão, na Itália, por 15 anos, sendo formado pela Scuola D’Arte Drammatica Piccolo Teatro di Milano, hoje conhecida apenas como Paolo Grassi. Foi professor residente da instituição entre 1985 e 1999.
 

Dirigiu mais de 30 espetáculos na Itália, no Reino Unido e no Brasil. Foi colaborador do jornal Folha de S. Paulo. É dramaturgo, diretor e roteirista. É autor de “Aqui Ninguém É Inocente”, livro sobre os métodos de dramaturgia que empregou em sua companhia Atelier de Manufactura Suspeita. 




Relacionadas:

Notícias | 19/ 05/ 2022

Processo Seletivo 2/2022 – Confira os dias e horários das avaliações do primeiro momento

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 05/ 2022

TBT : Relembre a palestra de Ellen Oléria para os estudantes do curso técnico da SP Escola de Teatro, em 2018

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 05/ 2022

Inscrições abertas para o workshop presencial e gratuito Dramaturgia Comunitária

SAIBA MAIS