SP Entrevista | José Simões de Almeida Junior fala sobre “Léxico de Pedagogia do Teatro”

Publicado em: 13/05/2016 |

Em 2013, a SP Escola de Teatro recebeu uma série de colóquios que tinham o tema “O Que É Pedagogia do Teatro?”. O objetivo dos encontros era discutir do que se tratava este campo relativamente novo do conhecimento.

Durante estes debates, notou-se a necessidade de juntar os diversos termos utilizados na Pedagogia do Teatro, mantendo uma unidade na área, colaborando com o ensino e a pesquisa nas Artes Cênicas.

Organizado por Ingrid Dormien Koudela e José Simões de Almeida Junior, “Léxico de Pedagogia do Teatro” é a primeira compilação de vocábulos da referida área. O volume será lançado na terça-feira, 17 de maio, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro (veja mais informações aqui), com uma mesa de discussão e presença dos organizadores do livro. O evento é gratuito e aberto ao público.

Almeida Junior conversou rapidamente com o portal da SP Escola de Teatro. Abaixo, os melhores momentos do bate-papo.

SP Escola de Teatro – Como se percebeu a necessidade de reunir os termos usados na Pedagogia do Teatro durante a série de colóquios?

Almeida Junior – Há tempos se percebia a necessidade de reunir as denominações que constituem o campo de conhecimento da Pedagogia do Teatro. O proprio colóquio foi um espaço importante para ampliar o diálogo e os horizontes acerca da Pedagogia do Teatro. É necessario que façamos um segundo momento como esse para aprofundar ainda mais o debate.

SP – O léxico pode ter neologismos e estrangeirismos, mas sua maior parte é formada por vocábulos do português, usados coloquialmente por interlocutores. Levando isso em conta, como foi montar o léxico? Ponderou-se, além do significado disposto nos dicionários, a mudança de sentido das palavras com o uso cotidiano?

AJ – O ponto de partida foi reunir vocábulos operadores e constitutivos do campo da Pedagogia do Teatro. O segundo momento foi o de envolver pesquisadores brasileiros e portugueses relacionados ao campo. Inclusive, este é um diferencial importante no âmbito da relação dos paises de língua portuguesa. Trata-se de uma obra composta por pesquisadores brasilerios e portugueses.

SP – Este foi o primeiro conjunto de verbetes sobre o tema. Quais foram os maiores desafios para construí-lo?

AJ – Foi um trabalho árduo. Seja na escolha dos verbetes ou na limitação do espaço da escrita, dentre outras questões. Porém, ressalto que todo o trabalho foi feito em conjunto.
A construção foi coletiva com os autores e autoras que colaboram de modo decisivo para esta publicação. Meu agradecimento a todos os pesquisadores e pesquisadoras envolvidos, brasilerios e portugueses. À editora Perspectiva e a SP Escola de Teatro, que abraçaram a proposta e nos apoiaram neste desafio.

Lançamento e mesa discussão sobre o livro “Léxico de Pedagogia do Teatro”
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt – Sala R1
Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600
Quando: terça-feira, 17 de maio, das 19h às 20h30