SP Escola de Teatro

SP Dramaturgias: “Bela Vista Baixa”, de São Paulo a Buenos Aires, ganha leitura nesta terça

 
Apresentado no SP Dramaturgias em 2015, o texto “Bela Vista Baixa”, de Cecilia Bilanski, volta a ganhar leitura dramática no projeto, mas com sensíveis mudanças. Gratuito e aberto ao público, o evento ocorre nesta terça-feira, 7 de junho, às 20h, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.
 
Após a apresentação do texto no ano passado, Cecilia ouviu comentários do público sobre as reflexões que a peça trazia. Com estas ideias, a reelaboração do texto era algo que já estava pendente para a dramaturga, mas só foi possível quando a autora inscreveu a peça em um concurso na Espanha.
 
“Quando fui traduzir a peça do português para o espanhol, percebi que eu deveria adaptar a história”, diz a autora. “Bela Vista Baixa”, que faz referência ao bairro paulistano, teve a ambientação alterada para a região portenha de São Telmo. Os locais têm semelhanças: há um tanto de submundo e boemia em seus históricos.
 
“San Telmo é, atualmente, um reduto turístico. É um bairro antigo, cheio de cortiços, o tango nasceu em suas ruas, mas também tem uma história recente de rock e punk”, conta a dramaturga. “Há um espírito marginal que perdura, como acontece no Baixo Augusta ou nas boates da rua 13 de maio, em São Paulo.”
 
No enredo, HP é um jovem que mora em um cortiço de San Telmo. À noite, ele flana pelas ruas, em busca de diversão noturna. Em uma dessas incursões, ele conhece estranhas figuras do universo da madrugada e acaba colocando a própria vida em risco.
 
A inspiração para a escrita veio de uma experiência vivida pelo marido e pela filha da dramaturga. Voltando, de carro, para casa, ambos foram cercados por vários jovens nas imediações da praça 14 Bis, no bairro da Bela Vista. “Esta situação e a região da cidade são um exemplo micro das relações de alteridade causadas pela violência urbana.”
 
A peça ganhou corpo em uma proposta de trabalho feita dentro do Curso Regular de Dramaturgia da SP Escola de Teatro. Na atividade, os aprendizes deveriam criar regras que os fizessem escrever contra a tendência natural de escrita de cada um. 
 
Para Cecilia, a Escola proporcionou a ela a possibilidade de experimentar e ouvir a palavra, dando vida ao texto. Ela também destaca a ideia de pertencimento, de inscrição em um território. “Como orientadora do SP Dramaturgias, vi meu aprendizado potencializado pela responsabilidade de aprender para transmitir em uma troca constante com outros aprendizes.”
 
Ficha técnica
Coordenação: Marici Salomão e Alessandro Toller
Orientação: Cecilia Bilanski
Direção: Daniele Veiga
Dramaturgismo: Lucas Vanatt e Junior Oliveira
Elenco: Barbara Lamounier, Caio Franco, Danilo Dal Lago, Ingrid Caroline, Janaína Amorim, José Gelson da Silva Filho, Junior Oliveira, Lucas Vanatt, Manuella Alves, Rafael Oliveira, Robson de Morais, Silvana Bustos Rubio, Sergio Passarelli e Vinicius Bernardo
Sonoplastia: Dora Florêncio
Iluminação: Patricia Amorim Lobato
 
Serviço
“Bela Vista Baixa” – SP Dramaturgias
7 de junho, terça-feira, 20h
Sala R1 – SP Escola de Teatro. Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600

Grátis e aberto ao público 

Sair da versão mobile