SP Escola de Teatro

Curso de Sonoplastia recebe Barulho Max e Allyne Cassini como artistas convidados

Fotografia colorida mostra turma de sonoplastia com Barulho Max

Turma de Sonoplastia recebe Barulho Max como artista convidado no primeiro semestre de 2023 | Foto: Comunicação/Adaap

Na última semana, o curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro recebeu dois artistas convidados, Barulho Max, que realizou a oficina de “Construção de Instrumentos”, e Allyne Cassini, que ministrou a aula “Desvendando os mistérios de áudio de P.A. em monitor”.

As aulas de Barulho Max aconteceram nos dias 16 e 17 de maio, na sede Brás, e tiveram o objetivo de realizar a construção de dispositivos sonoros a partir de ideias simples e materiais baratos. A confecção foi feita com objetos que já são instrumentos, materiais que já estão prontos e que podem se tornar instrumentos e também baquetas. A finalidade do curso foi promover uma coletânea de ideias simples que podem ter infinitos propósitos, como na sonoplastia e na educação musical.

Primeiramente, os estudantes construíram em conjunto alguns instrumentos, com o orientador demonstrando alguns processos de construção. Ao final, foi feita uma atividade prática para testar os instrumentos e analisar como eles soam de modo conjunto, observando as possibilidades sonoras. O exercício foi feito em roda, com regência de Barulho Max, Tâmara David, coordenadora do curso de Sonoplastia, e outros estudantes.

Barulho Max é educador musical e trabalha há 13 anos com educação musical. Também faz direções musicais e dá aulas de música. Tem uma pesquisa em Luteria Experimental, que é a arte da construção de instrumentos não convencionais ou até mesmo a construção de instrumentos convencionais, mas com materiais não convencionais.

Fotografia colorida de Allyne Cassini mexendo numa mesa de som para a turma de sonoplastia

Turma de Sonoplastia recebe Allyne Cassini como artista convidada no primeiro semestre de 2023 | Foto: Comunicação/Adaap

Já no dia 18, a sede Roosevelt recebeu Allyne Cassini para ministrar seu curso com a temática voltada para monitoração de som ao vivo. Na abordagem, a artista trouxe a vivência do ao vivo, refletindo a propagação de som para determinados espaços. Ela demonstrou aos estudantes o que pode acontecer nesses momentos e o que precisa de mais atenção.

“Tivemos duas turmas muito peculiares, uma de manhã e outra à tarde, e cada uma com suas dificuldades e sua facilidades. Mas eu vi que foi uma somatória diversa e que todos nós estamos caminhando para o mesmo lugar, que é entregar um produto perfeito para o nosso público”, conta Allyne Cassini.

Allyne Cassini é uma das primeiras mulheres a representar uma marca de console no Brasil. Atua há mais de 20 anos nas áreas de produção técnica, operação de áudio com gravação, mixagem, masterização e como operadora de P.A. e monitor. Trabalhou com artistas como Nelson Triunfo, Gaby Amarantos, Larissa Luz e Max B.O, e em produções, como Pretoperitamar e Prot(ago)nista.

Confira as imagens das aulas:

Fotografia colorida mostra estudantes e Barulho Max tocando instrumentos criados em aula por eles mesmo
Fotografia colorida mostra estudantes e Tâmara tocando instrumentos criados por eles mesmo em aula com Barulho Max
Fotografia colorida mostra turma de sonoplastia sentada em círculo com Barulho Max
Fotografia colorida mostra estudantes criando instrumentos em aula com Barulho Max
Fotografia colorida mostra estudantes tocando os instrumentos criados na aula com Barulho Max
Fotografia colorida mostra aula de sonoplastia com Barulho Max
Fotografia colorida mostra Tâmara David regendo a turma em aula com Barulho Max
Fotografia colorida da turma de sonoplastia com Allyne Cassini.
Fotografia colorida da turma de sonoplastia com Allyne Cassini. A orientadora está mostrando uma mesa de som
Fotografia colorida da turma de sonoplastia com Allyne Cassini
Fotografia colorida da turma de sonoplastia com Allyne Cassini. Todos estão sentados em meia lua
Fotografia colorida da turma de sonoplastia com Allyne Cassini