Setor dominado por homens, Produção da SP Escola de Teatro agora conta com uma mulher

Publicado em: 23/02/2017 |

Andressa Pacheco, a nova funcionária da SP Escola de Teatro

Às vezes nem um currículo poderoso é suficiente para a iluminadora cênica Andressa Pacheco. Tendo assinado a iluminação de peças como “Meia-Noite Feliz Natal” (de Carol Rainatto) e “Oito Balas” (com texto de Carol e direção de Kleber Montanheiro), além de outros trabalhos para o célebre dramaturgo e diretor Aimar Labaki, é comum que a profissional seja recebida com certa desconfiança.

“Principalmente em trabalhos no interior, as pessoas procuram pelo ‘cara da luz’ e dão de cara com uma menina, baixinha como eu. É difícil”, diz a artista. “Tenho que usar termos técnicos e provar que sei o que estou fazendo.”

Felizmente, esta não é a realidade de Andressa em seu novo trabalho. Desde o dia 16 de fevereiro, ela integra a equipe de profissionais que compõem o setor de Produção da SP Escola de Teatro. É a primeira mulher contratada para as atividades de produção, com exceção das mulheres transexuais que, apesar de integrarem o departamento, trabalham exclusivamente nas recepções da Instituição.

Andressa é aprendiz egressa do Curso Regular de Iluminação

“A Escola já tem uma relação diferente com assuntos relacionados a gênero e sexualidade, então estou me sentindo bem até agora”, explica a auxiliar de Produção. Ela acredita que o espaço que o feminismo tem ganhado na mídia e nas discussões em geral tem sido benéfico, mas ainda há muito a ser feito. “Mudanças existem, mas o caminho a percorrer é tão grande que não dá pra comemorar muito, não”, diz, destacando a importância de repetir o que alguns chamam de “mimimi”, mas que é essencial para uma mudança de pensamento.

Andressa já foi aprendiz da SP Escola de Teatro, tendo concluído o Curso Regular de Iluminação no segundo semestre de 2015. Com o novo trabalho, ela espera crescer profissionalmente em outras áreas das Artes Cênicas, como sonoplastia e técnicas de palco, com as quais passa a ter um maior contato.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro