EN | ES

Sesc promove mostra de Teatro de Rua

Publicado em: 03/09/2013 |

Para anotar na agenda desde já: o Sesc/SP apresenta, entre os dias 20 e 29 de setembro, a Mostra Sesc de Teatro de Rua, com 23 companhias nacionais e  internacionais em diversas unidades da capital e interior.  O evento apresenta o teatro de rua em sua diversidade, traçando um panorama das produções que levam em conta a variedade de estilos, das poéticas e das características singulares de interação com as cidades, com os espaços públicos e com as pessoas que neles habitam e por eles transitam.

O festival recebe dois espetáculos: “Os gigantes da montanha”, com o Grupo Galpão, de Minas Gerais, que também faz parte da programação dos festejos de aniversário do bairro do Ipiranga, e o espetáculo “Schraapzucht – hábito”, com o grupo holandês Tuig.

Sobre “Os gigantes da montanha”
O espetáculo, de Luigi Pirandello, tem direção de Gabriel Villela nesta montagem do Grupo Galpão. Depois de dois espetáculos concebidos na década de 90 – “Romeu e Julieta”, em 1992, e “A rua da amargura”, em 1994, ambos com concepção e direção de Gabriel Villela – o Galpão, ao comemorar os 30 anos de sua fundação, volta à parceria com o diretor. Desta vez, com a montagem do último texto escrito pelo dramaturgo italiano Luigi Pirandello.

Obra póstuma e inacabada, a peça é uma fábula que celebra a arte do teatro, a partir da história de uma companhia decadente, que acaba sendo destroçada ao tentar representar seu último espetáculo diante de um estranho público: os misteriosos gigantes, isolados habitantes de uma longínqua montanha. Texto teatral mais longamente trabalhado por Pirandello, “Os gigantes da montanha” encerra uma síntese da melhor poesia e das mais contundentes questões em torno da vida e da arte, exaustivamente descritas e perscrutadas na dramaturgia e na literatura do autor.

Unindo teatro clássico e popular, música executada e cantada ao vivo pelos próprios atores e uma encenação alegórica recheada de magia e encantamento da arte popular mineira, congados, festas folclóricas e personagens populares, a nova montagem do Galpão promete reeditar os grandes sucessos de “Romeu e Julieta” e “A rua da amargura”, espetáculos premiados que ficaram mais de dez anos em cartaz, encantando os mais distintos públicos nos mais diferentes pontos do País e do exterior.

Sobre “Schraapzucht – hábito”
A montagem – da Cia Tuig, da Holanda – é uma fábula sobre o desejo humano em possuir bens materiais. No palco, uma grande máquina comporta-se como um ser vivo, com o qual os personagens da história lutam para controlar os seus desejos. No momento em que tudo começa, é difícil manter o entusiasmo e a criatividade em harmonia. As máquinas de “Schraapzucht – hábito” entram em movimento e dão energia à cena, os objetos brincam com o espaço e a representação e seu ritmo são apoiados por músicas. A concepção é de Marc van Vliet. No elenco, Anneke Hofman, Valentin Hacke, Johannes Bellinkx e Hanneke de Man.

 

Serviço:
Mostra de Teatro de Rua
Peça: “Os gigantes da montanha”
Grupo Galpão
Quando: Dias 20 e 21 de setembro, às 20h30
Onde: Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga
Grátis.

Peça: Schraapzucht – hábito
Cia. Tuig
Quando: De 27 a 29 de setembro, às 17h30
Onde: Parque da Independência
Avenida Nazaré, s/nº, Ipiranga
Tel. 3340-2000
Grátis.

 

 

Texto: Esther Chaya Levenstein