SP Escola de Teatro

Série Grandes Figurinistas: Luciana Buarque

A SP Escola de Teatro segue em sua série de minibiografias de grandes figurinistas da história mundial.

Na lista, há importantes nomes, como Kalma Murtinho e Ruth E. Carter.

Nesta quinta-feira, 08, nossa homenageado é a figurinista Luciana Buarque; confira!

Luciana Buarque:

A figurinista Luciana Buarque nasceu em Recife (PE) em 1961.

Graduada em história em Belo Horizonte, desde criança Luciana já se interessava pela costura, habilidade herdada da mãe.

Iniciou sua trajetória como figurinista no teatro, como assistente do artista plástico Romero de Andrade Lima, na produção do espetáculo A vida é sonho, de Pedro Calderón de la Barca, dirigido por Gabriel Villela em 1990.

Série Grande Figurinistas: Irene Sharaff

Em 1992, Luciana faz nova parceria com Gabriel Villela, no sucesso internacional do Grupo Galpão, Romeo e Julieta, conquistando os prêmio APCA e o de melhor figurino no Festival do Texas. A partir desse momento, Luciana participa de várias produções junto ao grupo.

Romeo e Julieta (Grupo Galpão) – Reprodução

Seu primeiro trabalho no cinema foi no longa-metragem O Mandarim, dirigido por Júlio Bressane em 1995. No ano seguinte assina o figurino de Tieta do Agreste, dirigido por Cacá Diegues, protagonizado por Sônia Braga.

Série Grandes Figurinistas: Eiko Ishioka

Entre o teatro e o cinema, Luciana inicia também sua trajetória na televisão em 2000, ao lado do diretor Luiz Fernando Carvalho, participando de produções como, Uma mulher vestida de sol, Hoje é dia de Maria, Hoje é dia de Maria 2 e A pedra do reino.

A série Hoje é Dia de Maria transmitida pela Rede Globo em 2005. Foto: Reprodução

Já na década de 2010, assina os figurinos das produções Nosso Lar, dirigido por Wagner de Assis, além do longa-metragem de enorme impacto visual, Sudoeste, dirigido por Eduardo Nunes, com roteiro de Guilherme Sarmient e Eduardo Nunes.

Série Grande Figurinistas: Kalma Murtinho

Vale lembrar que além de trabalhar em teatro, cinema e televisão, Luciana também assinou figurinos para shows de grandes artistas, como Antônio Carlos Nóbrega e Chico César.