Satyrianas – 78 horas em 78 minutos

Publicado em: 01/07/2013

Já está definido: estreia em agosto, nos cinemas das principais capitais brasileiras, o longa-metragem “Satyrianas – 78 horas em 78 minutos”. O “docudrama”, que mistura fatos e ficção, é inspirado em um dos maiores eventos culturais de São Paulo, a “Satyrianas – Uma Saudação à Primavera”, que consiste em 78 horas ininterruptas de apresentações de teatro, dança, exibições de filmes e leitura dramática.

Organizado anualmente pela Cia. de Teatro Os Satyros, com o apoio do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, o evento é realizado na Praça Roosevelt e em mais 20 teatros e espaços culturais da região central da cidade. Em 2007, recebeu o Prêmio Especial da Crítica da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e já faz parte do calendário oficial do Estado. Em sua última edição (2012), registrou mais de 60 mil pessoas, no período de 1º a 4 de novembro, exibindo cerca de 300 atrações.

“Satyrianas – 78 horas em 78 minutos”, o filme, é produzido pela Muk e Na Laje Filmes, dirigido pelo americano Jeff Luna e contado sob o ponto de vista de uma mulher de outra cidade. A história, dentro de outra história, vai lançando dúvidas e certezas, com humor e criatividade. Depoimentos de Ivam Cabral, Marici Salomão, Rubens Ewald Filho, entre outros.

O produtor Daniel Gaggini relembra a trajetória da Satyrianas e a idealização do longa. “Eu acompanho os Satyros desde a década de 1990 e produzia o Cinemix, que é uma mostra de curtas exibida durante a Satyrianas. Foi então que começamos a pensar numa proposta diferente e maior para documentar o evento.”

O ator, co-fundador da Cia. Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, revelou entusiasmo com a produção: “A ideia do filme é genial. Eles foram criando uma ficção dentro de um documentário. Para nós, dos Satyros, é um imenso orgulho”.

Curioso? Assista ao trailer aqui.

SERVIÇO
Docudrama: “Satyrianas – 78 horas em 78 minutos”
Direção: Daniel Gaggini, Fausto Noro e Otávio Pacheco
Roteiro e Montagem: Fausto Noro
Produção executiva: Regina Campos, Daniel Gaggini, Patrick Siareta e Roberto Vitorino
Direção de Fotografia: Kauê Zilli
Direção Musical: Cláudio Moita
Finalização de Áudio: Adriano Nascimento
Som Direto: Fernando Russo e Juliano Zoppi


Texto: Esther Chaya Levenstein