‘São Paulo surrealista’ faz sua última temporada

Publicado em: 21/07/2014

Pecados capitais, religião, poesia, música e política. Estes são alguns dos temas abordados em “São Paulo surrealista”, espetáculo da Cia. Teatro do Incêndio que faz sua última temporada, na sede do grupo.

 

Roteirizado e dirigido por Marcelo Marcus Fonseca, o espetáculo busca relacionar São Paulo e o surrealismo. Com a proposta de mostrar os contrastes e paradoxos de uma cidade em constante movimento, a peça, em vez de contar uma história, se baseia em imagens da metrópole, que dialogam com músicas ao vivo. 

 

Recebido com uma taça de vinho, o público se depara com uma verdadeira crônica em formato de peça, que faz alusão a diversos escritores e poetas, como André Breton e Dante Alighieri; a cineastas, como Pier Paolo Pasolini e Federico Fellini; e, também, a dramaturgos, com destaque para Antonin Artaud.

 

(Foto: Bob Sousa)

 

No enredo, personagens como André Breton fazem um passeio pela capital paulista, percorrendo “Os Nove Círculos do Inferno”, inspirados na primeira parte da obra de Dante, “Divina comédia”. Cada uma das nove partes em que a peça é dividida recebe um nome: Pagãos no Limbo; Luxúria; Gula, Avareza; Ira; Heresia; Violência e Bestialidade; Fraude e Traição. A ideia é revelar os signos, as tradições e contradições e a exaltação do dinheiro, fazendo críticas à religião, ao sistema e à inversão de valores.

 

Para a criação da montagem, os artistas tiveram encontros com o poeta, tradutor e ensaísta Claudio Willer. Na concepção, o texto não foi o elemento principal, pois a intenção era acabar com a dicotomia entre o inconsciente e a razão. Assim, a peça acaba sendo escrita no momento da cena, por meio de associações livres. 

 

Dentre os 25 atores do elenco, estão Sergio Ricardo, Caiti Hauck, Vlad Rocha, Flavio Kage e Priscilla Lima.  

 

“São Paulo surrealista” estreou em 2012, reinaugurando a casa noturna Madame (antiga Madame Satã), que havia fechado para uma grande reforma.

 

Serviço

“São Paulo surrealista”

Quando: Sábado, às 21h; domingo, às 19h (até 7/9)

Onde: Teatro do Incêndio

Rua da Consolação, 1.219 – Consolação

Tel.: (11) 2609-3730

Ingresso: R$30

Relacionadas:

Uncategorised | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Uncategorised | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS