Samir Yazbek fala sobre dramaturgia contemporânea no bate-papo online

Publicado em: 01/10/2013

Um dos maiores representantes da dramaturgia brasileira dos anos 1990, Samir Yazbek é o convidado especial do bate-papo online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco desta quinta-feira (3), das 16h às 17h, aqui no portal.

 

Na conversa virtual, o dramaturgo e diretor teatral, que consolidou sua trajetória com Antunes Filho, vai falar sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. Para participar, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat na data e horário marcados.

 

Sobre o participante

Samir Yazbek é dramaturgo e diretor teatral. Consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho. Escreveu “O fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor), “A terra prometida”, “A entrevista”, “As folhas do cedro” (Prêmio APCA 2010 de melhor autor) e “Fogo-fátuo, entre outras. 

 

É organizador de “Uma cena brasileira”, da Editora Hucitec, coletânea de depoimentos de diversas personalidades do teatro. Autor de “O teatro de Samir Yazbek”, lançado, em 2004, pela Coleção Aplauso. Em 2008, assinou, numa realização em parceria com a  TV Cultura e a Rede Sesc TV, o teleteatro “Vestígios” e uma adaptação de sua peça “O fingidor”. 

 

Mais recentemente, a repercussão de sua obra ganhou outros países. Em 2011, a revista cubana Conjunto, editada pela Casa de las Américas, publicou “El fingidor”. Em 2012, a editora mexicana Libros de Godot publicou “El teatro de Samir Yazbek”, com quatro obras do autor. No mesmo ano, foi o primeiro dramaturgo brasileiro a estrear uma peça inédita (“The ritual”), no National Theatre, de Londres. Em 2013, apresentou a conferência “Dramaturgia: a arte de tornar visível o invisível”, na Universidade de Minnesota (EUA). 

 

Yazbek é autor de “Odisseia” – atualmente em cartaz pelo Estado de SP. Prepara, ainda para 2013, com o apoio do Sesc/SP, a estreia do espetáculo “Frank-1”, além de um repertório com os principais trabalhos da Companhia Teatral Arnesto nos convidou, que fundou com Helio Cicero. Também é professor de dramaturgia no Teatro-Escola Célia Helena.

 

Serviço

Bate-papo online com Samir Yazbek

Temas: “A dramaturgia brasileira contemporânea”

Quando: Quinta-feira (3), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat

 

 

Texto: Felipe Del