Resultado do Prêmio Acessibilidade 2013

Publicado em: 06/02/2014 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco divulga hoje (6) o resultado final do Prêmio Acessibilidade 2013, promovido pela Instituição em votação online realizada em seu portal de 20 de dezembro até 31 de janeiro. O objetivo principal é promover o debate e premiar profissionais e ações voltadas à acessibilidade.

O Prêmio é dividido em cinco categorias: Artes do Palco, Políticas Públicas, Cidadania, Equipamentos Culturais e Personalidade do Ano. Para cada uma delas, foram indicados 10 nomes, selecionados por um júri composto por sete profissionais de diversas áreas. São eles: Antenor José de Oliveira Neto, Cid Blanco Junior, Cássio Rodrigo, Ivam Cabral, Leandro Knopfhloz, Leonidas Oliveira e Luiz Carlos Lopes.

Foram computados mais de 123 mil votos. A entrega do prêmio acontecerá no dia 19 de março, às 21h, em evento realizado na Sede Roosevelt da Instituição.

A SP Escola de Teatro parabeniza todos os participantes pelas ações desenvolvidas em prol de um mundo mais justo e acessível.

Conheça os vencedores:

Artes no Palco

Marcos Abranches (SP) – 51.37%

Bailarino e coreógrafo que tem paralisia cerebral em decorrência de seu parto. Já atuou em vários espetáculos, muitos com Sandro Borelli, e fundou o Grupo Vidança

Cidadania

Circo Crescer e Viver (RJ) – 38.49%

Circo que junta arte e transformação social em seu picadeiro, com ações nos campos daformação, produção, difusão e fruição das artes circenses

Equipamentos Culturais

Cine Theatro Brasil Vallourec (MG) – 41.58%

Após restauração, o espaço setornou todo acessível, com três elevadores e de acordo com as normas de acessibilidade e segurança exigidas pelos órgãos competentes.

Personalidade do ano

Daniel Gaggini (SP) – 34.57%

Cineasta, diretor teatral, coordena o Festival Cine Favela de Cinema e, recentemente, transportou o universo de filme de Tarantino para a realidade dos moradores de Heliópolis

Políticas públicas

Governo do Estado de São Paulo (SP) – 53.6%

Pela entrega de Ambulifts, equipamentos utilizados para auxiliar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no embarque e desembarque de aeronaves.

Grande Prêmio Acessibilidade 2013

Maurício Antônio Ribeiro Lopes (SP)

Pela preocupação com a cidade e com o território, por se enforcar nas cordas da liberdade e não se prender às rotinas do exercício profissional, por abrir os olhos para o seu entorno, dialogar com os mais variados agentes de transformação cultural, entre outros, Maurício Antônio Ribeiro Lopes é o nosso homenageado especial no Prêmio Acessibilidade 2013