Raquel Rolnik ministra palestra para aprendizes da SP Escola de Teatro

Publicado em: 08/05/2015 |

“Personagem/Conflito” e “Performatividade”. São esses, respectivamente, os eixos temáticos dos aprendizes dos módulos Verde e Azul dos cursos regulares da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco neste semestre. Os pedagogos que servem de referência são o autor, diretor de cinema e diretor de teatro britânico Mike Leigh para o Módulo Verde e o coletivo Rimini Protokol para o Azul. Há, no entanto, uma característica em comum entre os dois grupos: ambos têm a urbanista Raquel Rolnik como operadora com o projeto “Qual é o seu nome?”.

Dito isso, a SP Escola de Teatro convoca seus aprendizes – sem distinção de curso ou módulo – para uma palestra a ser ministrada por Raquel Rolnik amanhã (9), sábado, das 11h às 12h30, na garagem da Sede Marquês da Escola.

A urbanista vem à Escola para falar sobre seu livro “O Que é Cidade”, da Coleção Primeiros Passos, que tem relação e está sendo trabalhado no projeto com os aprendizes. O livro parte das referências mais diversas para chegar ao que as cidades têm de mais essencial e comum. Mais do que isso, mergulha nas metrópoles capitalistas, suas origens e contradições.

Raquel Rolnik

Raquel Rolnik é arquiteta e urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada, por dois mandatos (2008-2011, 2011-2014).

Foi diretora de Planejamento da Cidade de São Paulo (1989-1992), coordenadora de Urbanismo do Instituto Pólis (1997-2002) e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007), entre outras atividades profissionais e didáticas relacionadas à política urbana e habitacional.

É autora dos livros “A Cidade e a Lei”, “O que é Cidade” e “Folha Explica: São Paulo”. Escreve quinzenalmente, às quartas-feiras, no Yahoo! Colunistas, e às segundas, no caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo.

Palestra “O Que é Cidade”, com Raquel Rolnik
Quando: 9 de maio, sábado, das 11h às 12h30