Próxima parada: Viena

Publicado em: 20/06/2013 |

A capital da Áustria, Viena, aguarda a chegada dos bailarinos selecionados pelo programa Biblioteca do Corpo, coordenado pelo coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, em uma parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o Sesc e o ImPulsTanz Festival. Ali, no período de 1º de julho a 13 de agosto, os bailarinos bolsistas participarão de um estágio no festival ImPulsTanz 2013.

Hoje (20), a Sede Roosevelt da Escola sediou uma reunião entre os cinco bolsistas do Estado de São Paulo e Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição; Cássia Navas e Julia Gomes, que fazem parte da comissão de avaliação do programa; a assistente social Cleo Regina Miranda, e Renata Bittencourt, coordenadora da Unidade de Formação Cultural (UFC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Ao final da reunião, Cacilda, a mascote da Escola, faz pose (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Assim, Luan Gimenez, Cláudia Nwabasili, Junior Domingos, Roger Doglas e Bruna Barbosa tiveram contato com o projeto da SP Escola de Teatro e travaram uma conversa “pré-viagem”. “Acho que grande parte da evolução teatral vem da dança”, afirmou Ivam Cabral, que também aconselhou, em tom descontraído: “tenham medo de seus sonhos, pois, quando vocês menos esperarem, eles podem se realizar”.

Neste ano, o projeto terá três fases em Viena. Na primeira, professores compartilham seus conhecimentos com alunos em master-classes, durante duas semanas. Na segunda, os bailarinos participam de um programa de educação individual dentro do ImPulsTanz Festival, sob a orientação de Ismael Ivo. E, na terceira, Ismael Ivo desenvolverá uma coreografia inédita com os alunos, para apresentações em Viena e São Paulo.

Dessa maneira, o programa contará com estágios, aulas e ensaios, além de participação em espetáculo inédito, com estreia internacional em Viena, no dia 13 de agosto, e apresentações do mesmo espetáculo em São Paulo nos dias 17 e 18 de agosto, no Sesc Pinheiros.

Empolgada, Cláudia Nwabasili disse: “Vamos levar uma parcela de todas essas manifestações que estão acontecendo aqui. Com essa bagagem, estou ansiosa para ver como meu corpo vai se comportar em outro país”. Na reunião, também foi sugerido ao grupo que criasse um blog para registrar as experiências dos bailarinos.

No retorno ao Brasil, de 19 a 21 de agosto, os bolsistas integram uma série de ações especiais no Teatro Sérgio Cardoso, como entrevistas públicas e discussões que ampliem o debate sobre vertentes contemporâneas de formação, atuação e performance em artes da cena.

“Para a Secretaria, é fundamental impulsionar jovens talentos. Trata-se de uma importante iniciativa, que já contava com a rara possibilidade de colocar os meninos em interlocução com o Ismael Ivo e que, agora, se insere numa instituição muito potente do ponto de vista da reflexão, que é a SP Escola de Teatro. Essa oportunidade de participar do ImPulsTanz Festival é mais que uma viagem, é uma jornada particular para cada um deles, que pode possibilitar aprimoramento artístico e crescimento individual”, comenta Renata Bittencourt.

Sobre a Biblioteca do Corpo

Criado e desenvolvido pelo coreógrafo, professor e bailarino Ismael Ivo, o projeto Biblioteca do Corpo surgiu como um método especial para orientar e treinar jovens profissionais, com o intuito de permitir que os bailarinos sigam em busca de suas identidades artísticas e alcancem nível individual de excelência.

Texto: Felipe Del