SP Escola de Teatro

Projeto ‘Iracema via Iracema’ apresenta performances em ônibus no Sesc Belenzinho

Luciana Ramin permaneceu 48 horas ininterruptas dentro de um ônibus estacionado na Praça Roosevelt, durante as Satyrianas do ano passado, dando vida a Iracema a partir de improvisos e experimentações. Foi assim que ganhou forma o projeto “Iracema via Iracema: Processo de criação compartilhado”, que nos próximos dias apresentará quatro performances no Sesc Belenzinho, como parte da programação do evento “performaticos_inquietos_radicais”.

“Iracema via Iracema” é uma parceria entre a Trupe Sinhá Zózima, que investiga o ônibus urbano como espaço cênico, e o Agrupamento Andar7, cuja pesquisa é movida pela performatividade e tecnologia e pelas interseções entre ficção e realidade.

Além de atuar, Luciana também assina a trilha da montagem. Integrante do Agrupamento Andar7, ela é aprendiz egressa do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Como Anderson Maurício, que foi seu companheiro de curso na Escola. Ele, que trabalha com a Trupe Sinhá Zózima, é o responsável pela direção e a cenografia da obra.

Luciana Ramin como Iracema (Foto: Will Cavagnolli)

A performance parte do texto homônimo da dramaturga e pesquisadora cearense Suzy Lins de Almeida, que narra a história de Iracema, uma ex-usuária de crack e mãe de família que larga tudo para viver dentro de um ônibus, onde compartilha sua história de vida, sentimentos e sensações com o público. Para dar mais atmosfera às histórias da personagem são utilizadas projeções mappeadas, como numa espécie de simulador.

“Durante o curso, eu e o Anderson já havíamos pensado na possibilidade de um projeto compartilhado. Este é composto por uma série de ações, entre elas: performances multimídias que utilizam o texto, a atuação e dispositivos audiovisuais, tais como vídeo mapping e pintura virtual, para criar uma vivência cênica dentro do ônibus urbano, transportando o público para diferentes lugares e percepções da realidade”, explica Luciana. Ela também destaca que outras ações de investigação foram desenvolvidas na Cracolândia e no Ateliê Compartilhado Casa Amarela.

As performances serão apresentadas nos dias 9, 10 e 11 de maio. No primeiro dia, às 20h, será “Iracema menina: imaginação e infância”. No dia 10, às 19h, o público verá “Iracema moça: desejo e descoberta” e, na sequência, às 21h, “Iracema mulher: revelação e luta”. Finalizando, no domingo (11), “Iracema senhora: fé e abandono”, às 19 h.

Ficha técnica:

Texto: Suzy Lins de Almeida

Atriz criadora e trilha sonora: Luciana Ramin

Direção e cenografia: Anderson Maurício

Pintura digital, vídeos e iluminação: Gabriel Diaz Regañon

Assistente de Produção: Priscila Reis

Concepção e produção: Agrupamento Andar7 e Trupe Sinhá Zózima

Sites: www.andar7.comwww.trupesinhazozima.com.br

“Iracema via Iracema: Processo de criação compartilhado”

“Iracema menina: imaginação e infância”:

Quando: 9 de maio, às 20h

“Iracema moça: desejo e descoberta”