Projeto Ação Cidadã arrecada livros para casa de acolhimento

Publicado em: 06/05/2015

Neste semestre o Projeto Ação Cidadã está desenvolvendo seu trabalho na casa de acolhimento “Família em Foco Casa Verde”. A intenção é criar um espaço de leitura nesse abrigo, possibilitando aos moradores da casa (crianças, jovens e adultos) um  maior contato com os livros. Para isso estamos iniciando uma grande campanha de arrecadação de livros (didáticos e literatura) para compor esse espaço. A casa de acolhimento trabalha com famílias que estavam em situação de rua e, portanto, em grande vulnerabilidade social.
 
Quem quiser contribuir para o projeto, poderá depositar seus livros na caixa que estará na recepção da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
 
(Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)
 
Uma das ações do Programa Kairós é a Bolsa-Oportunidade, benefício concedido aos aprendizes da SP Escola de Teatro em situação de vulnerabilidade econômica, com o objetivo de suprir parte de suas necessidades, como aquisição de material técnico-pedagógico e acesso aos bens culturais. Como retorno a esse benefício, os contemplados têm de cumprir atividades de contrapartida.
 
O Projeto Ação Cidadã iniciou-se como uma dessas atividades de contrapartida, com a pretensão de estimular a discussão acerca dos conceitos de acessibilidade e cidadania. A proposta da atividade é possibilitar uma maior visibilidade às comunidades “marginalizadas”, criando um espaço de debate que mobilize para o seu centro os discursos omitidos. A atividade prevê, ainda, um esforço conjunto a fim de garantir a legitimidade de direitos, tais como o direito à cidade e o direito à cidadania.
 
Texto: Ana Paula Godoy