SP Escola de Teatro

Programa Oportunidades oferece oficinas artísticas para jovens acolhidos pelo Serviço de Medidas Socioeducativas

No primeiro semestre deste ano, a SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, deu continuidade à sua parceria com o Serviço de Medidas Socioeducativas, da pasta de Assistência e Desenvolvimento da Prefeitura de São Paulo.

No semestre passado, a instituição de ensino ofereceu oficinas artísticas para jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto na sede do Tatuapé. Neste ano, dando prosseguimento às atividades, elas ocorrem no bairro da Bela Vista.

“É um trabalho muito importante para a escola, pois entendemos que a arte pode contribuir para que os jovens vislumbrem outras possibilidades de vida e, quem sabe, se descubram artistas no processo”, relata João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades.

+ Manuel Victor, estudante da SP Escola de Teatro, conta como foram as oficinas de Hip Hop oferecidas na Fundação Casa do Brás; confira a entrevista!

O Serviço tem o papel de contribuir com os adolescentes e jovens, dando acesso a direitos sociais, para que possam ressignificar seus valores durante o cumprimento da medida num lugar acolhedor. Dentro desse objetivo, as oficinas entram com o compromisso de estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, diluindo fronteiras.

Para a promoção dessas ações, como a elaboração de projetos sociais e culturais, a principal ação do Programa Oportunidades é a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade. Julia Cristina (Cenografia e Figurino), Gabriele Clemente (Direção) e William Olsen (Atuação) são os estudantes bolsistas que aplicam essas oficinas como ação de contrapartida da Bolsa-Oportunidade.