Programa Biblioteca do Corpo, com Ismael Ivo, apresenta seus resultados

Publicado em: 18/08/2014 |

O programa Biblioteca do Corpo 2014, idealizado pelo coreógrafo e mestre Ismael Ivo e realizado em uma parceria entre a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o Sesc e o ImPulsTanz Festival, gerou resultados que serão compartilhados com o público nos próximos dias.

Entre as ações criadas a partir do projeto, que é pensado como programa de formação para jovens artistas de várias procedências, está um espetáculo final de dança, chamado “Erêndira”, que cumpre curtíssima temporada em São Paulo, no Sesc Pinheiros, neste sábado e domingo (23 e 24/8).

O espetáculo é inspirado no realismo fantástico do autor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) em torno da história de uma jovem prostituta. A coreografia trabalha a culpabilidade (responsabilidade) coletiva e a disciplina individual, entre a dependência econômica e a identidade cultural. O resultado é um contexto em que a vida encontra o sucesso e é obrigada a sair de suas condições insuportáveis ou mesmo impossíveis, recriando um mundo improvisado, um mundo novo ainda não concluído, mas já em ruínas.

(Foto: Karolina Miernik/Divulgação)

Com direção e coreografia de Ismael Ivo, a montagem acaba de estrear na Áustria, no ImPulsTanz – Festival Internacional de Dança de Viena, um dos mais relevantes eventos do circuito mundial, e agora chega a São Paulo.

Depois das apresentações, as ações ganham continuidade no dia 25 de agosto, às 19h, com uma mesa de discussão integrando a equipe de bailarinos e equipe técnica do projeto, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. O tema é “Teatro/Dança – processo de criação do projeto”.

No dia 26 de agosto, às 19h, os artistas voltam à Escola para participar de uma mesa de discussão sobre cenografia e figurinos.

Do dia 27 até 30 de agosto, o grupo marca presença em algumas Fábricas de Cultura da cidade com workshops, mostras e também uma apresentação da ‘versão pocket’ do espetáculo no Teatro Estadual de Araras. Além disso, Ismael Ivo ministra um workshop aos aprendizes de Atuação e Humor, no dia 1º de setembro (30 vagas).

Finalizando a edição 2014 do projeto, a SP Escola de Teatro recebe, no dia 2 de setembro, uma sessão da versão pocket de “Erêndira”.

Sobre a Biblioteca do Corpo

Criado e desenvolvido pelo coreógrafo, professor e bailarino Ismael Ivo, o projeto Biblioteca do Corpo surgiu como um método especial para orientar e treinar jovens profissionais, com o intuito de permitir que os bailarinos sigam em busca de suas identidades artísticas e alcancem nível individual de excelência.

Neste ano, o projeto teve três fases em Viena. Na primeira, professores compartilharam seus conhecimentos com alunos em master-classes, durante duas semanas. Na segunda, os bailarinos participaram de um programa de educação individual dentro do ImPulsTanz Festival, sob a orientação de Ismael Ivo. E, na terceira fase, Ismael Ivo desenvolveu uma coreografia inédita com os bolsistas para apresentações em Viena e São Paulo.

O Biblioteca do Corpo proporciona, ainda, participação em eventos formativos, com uma série de ações especiais que compreendem aberturas e demonstrações de processo, mesa de discussão sobre vertentes contemporâneas de formação, atuação e performance nas artes da cena.

“Erêndira”

Quando: 23/8, às 21h, e 24/8, às 18h

Onde: Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros

Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros