SP Escola de Teatro

Tire as principais dúvidas sobre o Processo Seletivo 2023/2º semestre

Fachada da sede Brás da SP Escola de Teatro

Fachada da sede Brás da SP Escola de Teatro | Foto: Andre Stefano

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), está com inscrições abertas até o dia 5 de maio de 2023 para as novas turmas dos oito cursos técnicos em teatro, com aulas que acontecem presencialmente a partir do segundo semestre de 2023.

Tire as principais dúvidas:

Quais são as etapas do Processo Seletivo? 

O Processo Seletivo é composto por duas etapas: O Primeiro Momento é realizado exclusivamente online de caráter classificatório e eliminatório, abrangendo a realização de Entrevista e de uma Redação para todos os candidatos inscritos. O Segundo Momento será realizado de forma híbrida (presencial e online), composto por Avaliações Específicas, eliminatórias e classificatórias, relacionadas à Linha de Estudo para a qual o candidato se inscreveu, bem como Entrevista Online para as Linhas de Estudo de Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Quais são os requisitos necessários para se inscrever?

Para se inscrever no Processo Seletivo, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos, a serem comprovados na efetivação da matrícula: a) idade mínima de 18 (dezoito) anos, completados até julho de 2023; b) possuir Ensino Médio Completo; e c) no caso de candidato estrangeiro, possuir passaporte e estar no Brasil de forma absolutamente legal.

O que fazer se o candidato estrangeiro não possui o número do CPF?

Os candidatos estrangeiros que não possuem o nº de CPF (Cadastro de Pessoa Física) deverão solicitar, pelo e-mail concursos@fundatec.org.br, código numérico da Fundatec para ser inserido no campo CPF da ficha de inscrição. Esse código não terá validade em território brasileiro como documentação.

Pode se inscrever em mais de uma Linha de Estudo? 

O candidato deverá inscrever-se em apenas uma das Linhas de Estudo oferecidas pela SP Escola de Teatro. Caso o candidato inscreva-se para mais de uma Linha de Estudo, a Fundatec homologará apenas a última inscrição registrada no sistema e que foi devidamente confirmada por pagamento, as demais serão bloqueadas. Caso o candidato realize mais de uma inscrição para a mesma Linha de Estudo, apenas a última inscrição realizada e devidamente paga será homologada, as demais serão bloqueadas no sistema. A opção pela Linha de Estudo deve ser efetivada no momento da inscrição sendo vedada ao candidato qualquer alteração posterior ao pagamento da taxa de inscrição.

Quais são os atendimentos especiais? 

Caso o candidato necessite de atendimento especial para a realização das avaliações ou para realização do Curso Técnico, deverá formalizar o pedido através da ficha online de inscrição, selecionando a(s) opção(ões) desejada(s), e encaminhar laudo médico e/ou documentos comprobatórios que comprovem a necessidade. Os documentos deverão ser encaminhados durante o período previsto no Cronograma de Execução presente no edital.

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social durante a realização das provas deverá informar na Ficha de Inscrição.

Qual é o valor da taxa de inscrição? 

O valor da taxa de inscrição para ingresso no Curso Técnico é de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais).

Cartaz de divulgação do Processo Seletivo da SP Escola de Teatro

SP Escola de Teatro: aberto o período de inscrições para o processo seletivo dos ingressantes do 2º semestre de 2023, para os oito cursos técnicos da escola

Isenção parcial ou integral da taxa de inscrição:

Os candidatos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 5 e 6 de abril de 2023 (quarta e quinta-feira). A solicitação do pagamento reduzido da respectiva taxa, correspondente a 50% (cinquenta por cento), pode ser requerido pelo candidato que: seja estudante regularmente matriculado no Ensino Médio ou equivalente, ou em Curso Pré‐Vestibular, ou em Curso Superior, em nível de Graduação ou Pós‐Graduação; e que também perceba remuneração mensal inferior a 02 (dois) salários-mínimos ou esteja desempregado.

Para a solicitação da isenção integral (100%) do valor da taxa de inscrição, o candidato precisa comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e também ter cursado 03 (três) últimos anos do Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O candidato deverá providenciar a inscrição provisória no site da Fundatec e encaminhar a documentação comprobatória, do enquadramento do seu pedido, pelo Link Formulário Online – Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição – Estudante Regularmente Matriculado, encaminhando todos os requerimentos presentes no edital.

Os candidatos que forem doadores de sangue e apresentarem comprovante de doação terão o direito da isenção total do valor da taxa de inscrição, correspondente a 100% (cem por cento). O candidato deverá providenciar a inscrição provisória no site da Fundatec e encaminhar a documentação comprobatória, do enquadramento do seu pedido, pelo Link Formulário Online – Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição – Doador de Sangue, encaminhando todos os requerimentos presentes no edital.

Os documentos deverão ser enviados através do site até às 17 horas do último dia previsto no período de entrega (06/04/2023).

Os candidatos que tiverem seu pedido de isenção parcial de 50% (cinquenta por cento) no valor da taxa de inscrição deferidos deverão emitir novo boleto bancário referente à inscrição a qual solicitaram a isenção parcial para pagamento com desconto.

Os candidatos que tiverem seus pedidos indeferidos deverão, para efetivar a sua inscrição no Processo Seletivo, acessar o endereço eletrônico www.fundatec.org.br e imprimir o boleto bancário para pagamento até o último dia previsto no Cronograma de Execução, conforme procedimentos descritos no edital.

Para saber todas as informações do Processo Seletivo, acesse o edital.

Outras dúvidas sobre o Processo Seletivo devem ser encaminhadas pelo site da Fundatec  ou pelos telefones (51) 3320-1037 ou 0800 035 2000.

Sair da versão mobile