EN | ES

Preparando o Cenário

Publicado em: 18/04/2011 |

O curso de Cenografia e Figurino, que tem como coordenador J. C. Serroni e como formadora Telumi Hellen, conta também com a participação de Alexandre Liba, como artista convidado. Liba é arquiteto formado pela Universidade de São Paulo (USP) e integra o Espaço Cenográfico de São Paulo, centro de estudos de áreas ligadas à cenografia, arquitetura teatral e outras linguagens correlatas.

 
Em uma de suas aulas, o arquiteto solicitou o desenvolvimento de desenhos técnicos arquitetônicos, sugerindo como base a própria sala de aula. Antes de desenhar, os aprendizes fizeram o levantamento de medidas gerais, tais como janelas, portas, paredes, pé direito, etc. “Os aprendizes possuem níveis diferentes de entendimento e conhecimento sobre o assunto, então, os que sabem mais, dão suas opiniões e suas dicas, e contribuem com a melhora do projeto”, diz a aprendiz Paloma Cassiano. 
 
Durante a aula, Liba ainda falou sobre tipos de cortes que deveriam pesquisar e exercitar e peças gráficas existentes nos desenhos. 
 
Além destes desenhos, o artista convidado comentou sobre o desenvolvimento de uma maquete de estudo, que deve ser entregue ao final do Módulo. O projeto consiste em retratar as histórias infantis que influenciaram a vida de cada aprendiz.