Prática Teatral como Pesquisa é o tema do Bate-Papo Online

Publicado em: 14/04/2011 |

O Bate-Papo Online de hoje (14/04), realizado, às 16h, no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, traz o tema “Prática Teatral como Pesquisa”, que será abordado por Biange Cabral.

Biange tem em sua formação uma Graduação em Letras (Alemão e Português) e um Mestrado em Teatro e Cinema pela Universidade de São Paulo (USP), além de um PhD em Phylosophy of Art Drama pela University of Central England/UK. Atualmente, é diretora de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Os temas mais pesquisados pela convidada são: teatro e experiências interculturais, construção do conhecimento em artes, alternativas para o teatro na escola, alternativas de teatro para a escola e teatro na escola e comunidade.

Dentro do tema principal e com base na filosofia do drama como método de ensino, a professora realiza projetos e pesquisas distintas, conforme o semestre e o interesse do grupo com o qual trabalha. São eles: “O teatro no espaço da cidade”, do projeto teatro em trânsito, que faz uma associação entre lugar-história-memória e busca a agenda oculta, ou seja, a história não-oficial; “Texto como Pré-Texto”, que focaliza a apropriação e atualização dos clássicos por meio de um processo de interações entre representação e performatividade e “Investigação da Recepção – Análise de Impacto”, que é uma análise de horizonte de expectativas e vazios do texto através do uso de questionário como roteiro para entrevistas.

Biange realiza experimentos cênicos a partir de um texto como pré-texto ou alguma questão que ofereça pontos de vista distintos. Em seis a oito encontros, os experimentos são construídos e depois apresentados ao público uma única vez.

O processo de criação é dividido entre representação e performação: enquanto uma parte da turma representa as personagens e idéias presentes no texto, a outra parte expõe suas próprias opiniões.

Em seguida, Biange realiza uma analise da recepção, com base em sua pesquisa anterior sobre teorias da recepção e sua aplicação.

Todos esses assuntos serão discutidos durante o Bate-Papo Online. Para participar e acompanhar a conversa com Biange, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat na data e horário estipulados.

Participe!

Serviço: