Praça Roosevelt vira biblioteca ao ar livre em ação da Escola

Publicado em: 07/11/2013

Neste sábado (9), a Praça Roosevelt vai se tornar um espaço livre de leitura e troca de conhecimento, com a segunda edição do projeto Leitura na Praça. Por meio dele, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco vai disponibilizar uma série de livros para consulta, das 11h às 15h, no Parquinho Infantil da Praça.

 

“Nosso principal objetivo, com esta iniciativa, é incentivar a leitura entre a comunidade do entorno da Escola”, diz Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro. O projeto é realizado em parceria com o SP Escambo Literário, uma atividade de contrapartida para a concessão de bolsas do Programa Kairós voltada ao câmbio de livros, e atua com o envolvimento de funcionários, aprendizes e formadores. 

 

Para a ação, a área da Praça Roosevelt onde o acervo de livros estará disponível ganhará ambientação projetada pela formadora do curso de Cenografia e Figurino, Telumi Hellen. Dentre as obras que estarão à disposição do público, para consulta no local, destacam-se: “Contos escolhidos de Machado de Assis”; “Amor de perdição”, de Camilo Castelo Branco; “Caçadas de Pedrinho” e “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, e “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, entre outros.

 

Além desses títulos, também estarão disponíveis as quatro primeiras edições da A[L]BERTO, a revista da SP Escola de Teatro, e outros livros publicados pela Instituição, como “#Mdrama”, organizado por Ivam Cabral e Marici Salomão.

 

Esta é a terceira edição do evento. As duas primeiras reuniram de crianças a adultos. A previsão é de realizar, ainda, mais uma edição neste ano, em dezembro.

 

SP Escambo Literário

Coordenada pela Biblioteca da Escola, esta atividade busca a criação de um projeto de câmbio de livros. O câmbio de livros é uma ação que prevê a criação de um espaço, nas instalações da SP Escola de Teatro, onde aprendizes e colaboradores poderão efetuar trocas de livros.  Cada pessoa, aprendiz ou não, pode usufruir de boa leitura adquirindo um livro da caixa e devolvendo-o depois de lido. A doação dos exemplares poderá ser feita por todos. Os aprendizes selecionados terão como função a organização, planejamento, gerenciamento e divulgação desta ação. Esta atividade, que é transversal aos Cursos Regulares da Escola, tem por objetivo estimular a leitura através da troca e doação espontânea de livros nos corredores da Escola. O projeto não obriga a troca de um livro por outro, mas incentiva o desprendimento.

 

Serviço

Projeto: Leitura na Praça

Quando: Sábado (9), das 11h às 15h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis e aberto ao público

 

 

Texto: Felipe Del