EN | ES

Por Trás das Grades

Publicado em: 22/05/2013 |

(Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

 

“São Paulo: Maio de 2006 – A Ação do PCC na Cidade” era o tema que servia de material para o desenvolvimento das propostas do Módulo Amarelo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, no segundo semestre de 2012.

 

Para oferecer suporte teórico aos aprendizes daquele período, a Instituição promoveu uma série de colóquios com especialistas. Um desses, realizado no dia 2 de outubro, na Sede Brás da Escola, recebeu a socióloga e Profa. Dra. Camila Nunes.

 

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Camila é autora da tese de Doutorado “Da Pulverização ao Monopólio da Violência: Expansão e Consolidação do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Sistema Carcerário Paulista”. Além disso, já participou de trabalhos voluntários em casas de detenção e, no Mestrado, pesquisou a conversão de presos ao evangelismo no sistema prisional de São Paulo.

 

A conversa teve como temas principais a formação do PCC e os fatos que a antecederam, sua atuação ao longo das décadas na cidade e a atual situação da organização.

 

A foto escolhida para a seção Click! desta semana foi tirada nesse encontro. Em diálogo com o assunto abordado naquele dia, a imagem mostra um recorte da palestra vista através de uma grade.

 

 

Texto: Felipe Del