SP Escola de Teatro

‘Por acaso, navalha’ da Cia. Caxote estreia Espaço Mínimo

“Navalha na carne”, célebre peça de Plínio Marcos, norteia “Por acaso, navalha”, espetáculo da Cia. Caxote que está em cartaz em sua sede, o Espaço Mínimo, com direção de Fernando Aveiro – que por seis anos trabalhou como ator no CPT de Antunes Filho.

O trabalho é o primeiro do grupo no cenário paulistano e também marca a inauguração do espaço, que é dividido com outras duas companhias (ExCompanhia de Teatro e Via Certa Teatral). No elenco, estão Murilo Inforsato, Humberto Caligari e Bárbara Salomé, que é aprendiz egressa do curso de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Na trama, a prostituta Neusa Sueli chega de mais uma jornada de trabalho na rua e é surpreendida pelas ofensas e acusações de seu cafetão e amante Vado, que reclama pela falta do dinheiro que ela deixa diariamente em seu criado mudo. Neusa, então, passa a desconfiar de Veludo, que é responsável pela limpeza da pensão em que moram, e se transforma numa navalha afiada em meio à pressão pela verdade.

Para a montagem, o diretor Aveiro propôs uma instalação que ocupa todo o espaço, rompendo a divisão entre palco e plateia. O público tem a opção de escolher onde ficar – cada lugar oferece um ponto de vista diferente. Cada sessão é limitada a 20 pessoas.

Segundo a atriz e palhaça Bárbara, que na peça vive Neusa Sueli, o processo de construção da personagem passou pela compreensão e sensibilização da questão humana da prostituta. “Percebi que eu conhecia muitas Neusas, mulheres gastas por uma vida que não queriam. Então me perguntei: ‘Se alguém é sensível e vive numa situação muito difícil, em um ambiente muito duro, o que essa pessoa faz para sobreviver?’ e escolhi a imaginação, o sonho como refúgio para a Neusa”, comenta.

Só depois dessa imersão ela passou a pesquisar a profissão, indo a lugares em que ela é praticada, observando e vendo documentários e filmes. “Juntei tudo isso à minha experiência de palhaça e criei a minha Neusa.”

Para Bárbara, a proximidade com o público é um fator chave do espetáculo e exige dos atores uma grande presença e jogo. “Não tem coxia, não tem fuga, estamos expostos a toda hora. Dá um pouco de medo, mas é delicioso!”, arremata.

Espaço Mínimo

Com capacidade para 25 pessoas, a sala multiuso do Espaço Mínimo está aberta para receber artistas qu estejam à procura de um espaço intimista para ensaios e apresentações.

Bárbara Salomé – Atriz (Neusa Sueli)

Murilo Inforsato – Ator (Vado)

Humberto Caligari – Ator (Veludo) e produtor executivo

Fernando Aveiro – Diretor e idealizador