Poesia na Esfera da Dramaturgia

Publicado em: 18/07/2011 |

Abordar a migração das obras literárias, tanto em prosa como em poesia, ao universo da dramaturgia, dando ênfase para o teatro, é o objetivo do curso de difusão cultural “Palavras Andarilhas – A Literatura no Contexto Dramatúrgico”, que, também prevê análises de simbolismos psicológicos usados na dimensão dramatúrgica, por meio de diversos exercícios.

Para orientar o curso, uma escritora com muitos prêmios: Greta Benitez. Formada em Publicidade e Pós-Graduada em Marketing, a curitibana é autora dos livros “Rosas Embutidas” (1999) e “Café Expresso Blackbird” (2006). O primeiro, lhe rendeu o prêmio Jorge de Lima Brasil 500 Anos, concedido pela Academia Carioca de Letras e União Brasileira de Escritores.

Em 1999, Greta foi finalista do Concurso Internacional Poeta Nuno Álvaro Pereira, com os poemas “O Ter e o Não Ter”, “Exata” e “Meu Herói”. Dois anos depois, garantiu o primeiro, o segundo e o terceiro lugares, no mesmo concurso, com os contos “Paisagem”, “Café Expresso Blackbird” e “A Loja de Sapatos”, respectivamente.

Greta já teve seus textos publicados em revistas literárias, como “Zunáí”, “Oroboro” e “Et Cetera”.  Em 2009, participou dos eventos literários “II Simpoesia” e “Artimanhas Poéticas”, onde, inclusive, recitou algumas poesias.

O curso será ministrado na sede da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, de 15/08 a 21/09, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h. Para se inscrever, é só acessar o Portal da Escola, preencher uma ficha e enviar currículo e carta de interesse. O material será analisado pela orientadora do curso.

Foto: Acervo Pessoal