Performativo, Formativo: Processos da Cena, com Ismael Ivo, começa hoje

Publicado em: 19/08/2013

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco apresenta Performativo, Formativo: Processos da Cena, uma série de debates, workshops, mesa-redonda e discussões, no Teatro Sérgio Cardoso, a partir do evento Biblioteca do Corpo, idealizado pelo coreógrafo e mestre Ismael Ivo, brasileiro à frente de vários programas de projeção internacional, dentre eles, a curadoria, durante duas gestões, da área dança da Bienal de Veneza e a criação/curadoria do Impulstanz – Festival Internacional de Dança de Viena.

Evento pensado como programa de formação para jovens artistas de várias procedências, a Biblioteca do Corpo gerou um espetáculo final de dança, chamado “No Sacre”, que cumpriu curtíssima temporada em São Paulo, no Sesc Pinheiros, no último fim de semana.
.
Sobre a Biblioteca do Corpo
A trajetória da empreitada começou com uma seleção pública, em abril, para reunir os artistas brasileiros que participariam da edição 2013 da Biblioteca do Corpo, subvencionados com bolsas de estudo oferecidas pela Secretaria de Estado da Cultura via SP Escola de Teatro e pelo Sesc São Paulo.

Sediados no Teatro Sérgio Cardoso, de hoje (19)  a quarta-feira (21), depois de sua estreia em São Paulo, esses artistas participam do Performativo, Formativo: Processos da Cena, ampliando os contornos de sua atuação enquanto partícipes de um projeto transnacional (e interinstitucional), apoiados por entidades de nosso País.

No evento, em encontros mediados pela professora-doutora Cássia Navas, especialista em dança, e pela assistente social Cleo Regina, o foco dos debates alarga-se para além de seus testemunhos sobre o que foi vivido ao longo do processo da Biblioteca do Corpo, em Viena.

Com este propósito, haverá ainda uma entrevista pública e um workshop com Ismael Ivo, além de uma mesa-redonda, em que quatro profissionais, as bailarinas, professoras e coreógrafas Dudude Herrmann (MG) e Iracity Cardoso (SP), a artista e gestora cultural Regina Miranda (RJ) e o diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral (SP), debatem as questões da formação e performance nas artes contemporâneas da cena, a partir de suas experiências, também internacionais, no campo da dança (veja as datas e horários abaixo).

A entrada para todas as atividades é gratuita e aberta ao público. Foi necessária inscrição prévia apenas aos interessados em fazer o workshop com Ismael Ivo, na quarta-feira (21).

Sobre Ismael Ivo
Premiado bailarino e coreógrafo brasileiro, teve sua formação na cidade de São Paulo, onde nasceu. Aqui, além de solos, atuou em obras dirigidas por Takao Kusuno e Lia Robatto, com quem trabalhou no grupo experimental do Balé da Cidade de São Paulo, sob direção de Klauss Vianna. À convite do mestre Alvin Ailey, integrou o Alvin Ailey Dance Center (NY). Desde 1985, morando na Alemanha, trabalhou com Johann Kresnik, Amagatsu Ushio e Márcia Haydée, dirigindo, entre outras, a companhia de dança da cidade de Weimer.  Foi premiado pelo “Time Out Award” por “As criadas”, dirigido por Yoshi Oida. É criador e curador do Impulstanz – Festival Internacional de Dança de Viena e foi, em duas gestões, curador da seção/dança da Bienal Veneza, aí atuando como diretor do Centro di Formazione di Danza Contemporanea, no qual desenvolveu o Arsenale della Danza (2009-2012), programa que, em 2013, passa a ser chamado Biblioteca do Corpo, Viena. Em 2010, recebeu a Ordem do Mérito Cultural/Ministério da Cultura, Brasil.

Serviço
Performativo, Formativo: Processos da Cena
Hoje (19), às 15h:
Entrevista pública com Ismael Ivo, curador do programa Biblioteca do Corpo
Às 19h30: Mesa-Redonda sobre Processos de Formação, com Iracity Cardoso, Regina Miranda, Dudude Herrmann  e Ivam Cabral. Participação de Renata Bittencourt (Coordenadora Unidade de Formação Cultural, Secretaria da Cultura) e Rosana Paulo da Cunha (Gerente Ação Cultural Sesc São Paulo). Mediação: Cássia Navas

Terça-feira (20), às 11h: Discussão, a partir de registros multimídia, sobre o processo de criação do espetáculo “No Sacre”, estreado em 13/08/2013 (Viena) e 17/08/2013 (São Paulo), com os 10 bolsistas brasileiros participantes da Biblioteca do Corpo 2013. Mediação: Cássia Navas. Local: Sala Paschoal Carlos Magno | Teatro Sérgio Cardoso
Às 15h30: Depoimentos dos dez bolsistas participantes da Biblioteca do Corpo 2013. Mediação: Cleo Regina
Local: Sala Paschoal Carlos Magno |Teatro Sérgio Cardoso

Quarta-feira (21), às 11h: Workshop de Ismael Ivo, com os 10 bolsistas brasileiros participantes da Biblioteca do Corpo 2013 e 20 vagas abertas para o público, com inscrição feita previamente.

Local: Sala de Aula-Dança

Onde: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Tel. (11) 3288-0136
Grátis
 

Texto: Esther Chaya Levenstein