EN | ES

Peça ‘Frank’ inaugura ‘Imersão Samir Yazbek’

Publicado em: 31/10/2013 |

Estreia hoje (31), às 21h, no Sesc Santana, o espetáculo “Frank”, texto de Samir Yazbek dirigido por ele mesmo em parceria com Helio Cicero. Inspirado no mito de Frankenstein à luz da engenharia genética, a peça inaugura o projeto “Imersão Samir Yazbek”, do Sesc SP.

 

O projeto reúne, além desse, outros espetáculos da Cia. Teatral Arnesto nos Convidou. Workshops e leituras com participação de outros artistas também fazem parte da programação, que conta até com algumas atividades gratuitas.

 

“Frank” fica em cartaz até 15 de dezembro. No elenco, estão Yazbek, Cicero e Djin Sganzerla. As outras peças do repertório do grupo apresentadas são: “As folhas do cedro” (2012), “Fogo-fátuo” (2012) e “O fingidor” (1999), que rendeu o Prêmio Shell de melhor autor ao dramaturgo.

 

Também serão promovidas leituras dramáticas dos textos “A entrevista” (2004), “A terra prometida” (2001) e “Os gerentes” (2009). Workshops com Yazbek, Cicero e Antônio Januzelli completam as atividades.

 

Acesse o site do Sesc para ver a programação completa.

 

 

Sobre Yazbek 

Samir Yazbek é dramaturgo e diretor teatral. Um dos maiores representantes da dramaturgia brasileira dos anos 1990, consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho. Escreveu “O fingidor” (Prêmio Shell 1999 de melhor autor), “A terra prometida”, “A entrevista”, “As folhas do cedro” (Prêmio APCA 2010 de melhor autor) e “Fogo-fátuo, entre outras. 

 

É organizador de “Uma cena brasileira”, da Editora Hucitec, coletânea de depoimentos de diversas personalidades do teatro. Autor de “O teatro de Samir Yazbek”, lançado, em 2004, pela Coleção Aplauso. Em 2008, assinou, numa realização em parceria com a  TV Cultura e a Rede Sesc TV, o teleteatro “Vestígios” e uma adaptação de sua peça “O fingidor”.  

 

Mais recentemente, a repercussão de sua obra ganhou outros países. Em 2011, a revista cubana Conjunto, editada pela Casa de las Américas, publicou “El fingidor”. Em 2012, a editora mexicana Libros de Godot publicou “El teatro de Samir Yazbek”, com quatro obras do autor. No mesmo ano, foi o primeiro dramaturgo brasileiro a estrear uma peça inédita (“The ritual”), no National Theatre, de Londres. Em 2013, apresentou a conferência “Dramaturgia: a arte de tornar visível o invisível”, na Universidade de Minnesota (EUA). 

 

Yazbek é autor de “Odisseia” – atualmente em cartaz pelo Estado de SP. Prepara, ainda para 2013, com o apoio do Sesc/SP, a estreia do espetáculo “Frank-1”, além de um repertório com os principais trabalhos da Companhia Teatral Arnesto nos convidou, que fundou com Helio Cicero. Também é professor de dramaturgia no Teatro-Escola Célia Helena.

 

Serviço

Projeto: “Imersão Samir Yazbek”

Quando: De hoje (31) até 15/12

Onde: Sesc Santana 

Av. Luís Dumont Villares, 579 – Santana  

Tel.: (11) 2971-8700

Ingresso: De R$ 0 a 24

 

 

Texto: Felipe Del