Peça discute memória a partir de objetos e outros estímulos

Publicado em: 11/09/2013 |

A peça “Mobiliários”, do Coletivo Cartão de Memória, formado por aprendizes e ex-aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, cumpre temporada de 14 de setembro a 26 de outubro no Espaço Cultural Walden, com sessões aos sábados.

A montagem, que chega à sua segunda etapa, após concluir uma fase de pesquisa e experimentações, é composta de quatro cenas e foi desenvolvida a partir de estudos sobre objetos presentes em uma loja de móveis da Avenida São João.

Memória, cidade, objetos e indivíduo dialogam entre si e dão forma aos diferentes módulos de pesquisas, ao mesmo tempo em que movem uma reflexão sobre a própria metrópole e a ação do tempo sobre espaços urbanos, pessoas e objetos. A peça mescla teatro e performance e cada cena é resultado do espaço e do momento em que é apresentada.

Peça fica em cartaz até o último sábado de outubro

A direção geral é de Vanessa Frisso. João de Freitas assina o texto e a assistência de direção. No elenco, estão Ariane Alves, Mayra Bertazzoni, Lucas França, Sandra Vilchez e Valmir Martins. A sonoplastia é de Cauê Andreassa e Yara Cruz e a iluminação de Thatiana Moraes. A direção de arte ficou por conta de Angelica Andrade e Cristiane Amorim.

O grupo deu início às investigações após o término do curso na Escola, em 2012, reunindo os aprendizes que ainda se mostraram interessados no encontro concretizado pelo núcleo 4 do Experimento do módulo Azul. No primeiro semestre, o coletivo foi convidado a participar do Festival do Baixo Centro, ocupando a calçada da Douro Móveis Antigos com seu primeiro estudo cênico, um trabalho de site-specific.

Depois dessa primeira experiência, o grupo retomou o trabalho de estudo e aprofundamento das cenas, mas em outro lugar, o Espaço Cultural Walden, onde os artistas passaram a ocupar em maio, com uma exposição e um ciclo de palestras sobre memória.

“Essa temporada é a modulação do trabalho iniciado em março deste ano e também é a primeira etapa do estudo ‘Mobiliários’, que pretende prosseguir a pesquisa com outros novos objetos e lugares da cidade de São Paulo no próximo ano, ampliando o processo”, comenta Lucas França, ex-aprendiz de Atuação que está no elenco do espetáculo.

Espetáculo: “Mobiliários”

Quando: Sábados, às 21h, e em outubro, às 22h (14/9 a 26/10)

Onde: Espaço Cultural Walden

Praça da República, 119 – República