EN | ES

Peça didática de Brecht em debate no colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”

Publicado em: 13/09/2013 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dá prosseguimento, em setembro, ao Colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”, que tem entrada gratuita e é aberto ao público.

 

Com curadoria e mediação da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, livre-docente da ECA-USP, o Colóquio propõe a organização de temas, a serem debatidos por especialistas, com a proposta de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro. Os assuntos, que se estenderão até o final deste ano, serão debatidos em 13 mesas, que vão enfocar a Pedagogia do Teatro, na prática e na teoria. “Incorporamos, na proposta do Colóquio, temáticas que alcançaram projeção significativa no discurso internacional e que pertencem aos conhecimentos reunidos na área. Os encontros pretendem se caracterizar como disciplina de integração entre os polos teatro e pedagogia, bem como de disciplinas limítrofes”, observa Ingrid Koudela.

 

A décima mesa está programada para o dia 17 de setembro, às 19h, e trará para o debate a diretora e professora Francimara Nogueira Teixeira e o ator, diretor e professor Vicente Concilio, que falarão sobre “A pedagogia da peça didática de Bertolt Brecht: pesquisas brasileiras contemporâneas”.

 

 

Sobre os participantes das mesas

 

Francimara Nogueira Teixeira

Artista do grupo Teatro Máquina, de Fortaleza (CE), dirigiu os espetáculos “Leonce e Lena”, de Georg Büchner (2012), “Ivanov”, a partir de textos de Anton Tchecov (2011), e “João Botão”, a partir de textos de Michael Ende (2010), entre outros. Professora da Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Ciência (IFCE). Atualmente, investiga a experimentação prática com o “Material Fatzer” de Brecht como modelo de ação. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Artes pela ECA/USP. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997). É autora do livro “Prazer e crítica — o conceito de diversão no teatro de Bertolt Brecht” (Annablume, SP, 2003), além de artigos em publicações especializadas.

 

Vicente Concilio 

Ator, diretor e professor da área de Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). É doutor em Teatro pela Universidade de São Paulo (2013), na qual realizou pesquisa sob a orientação de Ingrid Koudela, a partir da prática de encenação das peças didáticas de Bertolt Brecht. Seu mestrado foi publicado pela Editora Hucitec, na coleção Pedagogia do Teatro, sob o título “Teatro e prisão — dilemas da liberdade artística”. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando nos temas teatro-educação, jogos teatrais, teatro em contextos escolares e formação de professores em arte. Desde 2011, coordena a área de Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes/Udesc). Dirigiu as peças “BadenBaden” e “Le Frigô”.

 

Serviço

Colóquio: “O Que é a Pedagogia do Teatro?”

Mesa 10: “A pedagogia da peça didática de Bertolt Brecht: pesquisas brasileiras contemporâneas”

Com Francimara Nogueira Teixeira e Vicente Concilio

Quando: Dia 17 de setembro, das 19h às 21h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel. (11) 3775-8600

Grátis

 

 

Texto: Felipe Del