Parceria da SP Escola de Teatro com o diretor Greg Hicks, “Macbeth” estreia no CCBB

Publicado em: 19/04/2016 |

A versão do clássico “Macbeth”, de William Shakespeare, do diretor britânico Greg Hicks tem estreia nesta quarta-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A montagem integra o Fórum Shakespeare, evento que, desde 1995, celebra o legado do dramaturgo inglês. Com entradas grátis, o festival ocorre entre 20 e 25 de abril.

“Macbeth” é uma parceria de Hicks com a SP Escola de Teatro. Durante a primeira quinzena de março, Bernadeth Alves, formadora do Curso Regular de Direção, ministrou o Curso de Extensão “Elementos do teatro shakespeariano: ‘Macbeth’”. Os encontros, que ocorreram no Teatro Sérgio Cardoso, reuniram 36 alunos, dos quais nove foram selecionados para o elenco da peça.

Considerado um dos maiores intérpretes de Shakespeare de sua geração, Hicks trabalhou com um elenco completamente brasileiro neste projeto.

Ensaio de “Macbeth”

A obra conta a trajetória do guerreiro Macbeth, que, em uma batalha, é surpreendido pela premonições de três bruxas. Ao ver uma das profecias se cumprir, ele é dominado pela cobiça e comete um regicídio. Sua esposa, Lady Macbeth, estimula-o a fazer o que for preciso para alcançar o trono da Escócia.

Outra atração do evento é o “Seminário Fórum Shakespeare: Rupturas e Suturas”, que reúne pesquisadores do teatro e artistas para discutir vários temas presentes na obra do Bardo. O encontro ocorre no dia 23 de abril, das 10h às 17h, no CCBB.

Os professores da Queen Mary University of London, na Inglaterra, prepararam uma série de oficinas sobre a obra de Shakespeare. Os convidados são Catherine Silverstone, Jerry Brotto e Joad Raymond. Os interessados de participar dessas atividades devem se inscrever pelo site do fórum entre os dias 1º e 11 de abril.

Com curadoria de Paul Heritage, o “Fórum Shakespeare” também ocupa as sedes do CCBB em Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O evento conta com apoio do Ministério da Cultura, do British Council, da Funarte e da People’s Palace Projects do Brasil.

“Macbeth”, de Greg Hicks
Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112, metrô Sé, 3113-3651
Quarta (20/4), sábado (23/4) e segunda (25/4), 20h; sexta (22/4), 16h e 20h; domingo (24/4), 16h e 19h.
Grátis (ingressos uma hora antes de cada sessão na bilheteria do CCBB)

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli