Papel e Caneta à Mão

Publicado em: 30/08/2011 |

A função do escritor e do dramaturgo é um dos temas abordados por Greta Benitez no curso Palavras Andarilhas – A Literatura no Contexto Dramatúrgico, oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Ao longo das 17 aulas, a orientadora vai fazer uma “viagem” com os alunos por entre algumas obras literárias e levar os conceitos obtidos para o universo da dramaturgia. Segundo Greta, o teatro é o foco, mas outros tipos de manifestações artísticas também serão estudados.

Em sala de aula, ela utiliza-se de artigos científicos e DVDs como materiais de apoio. Para colocar a teoria em prática, a orientadora elabora atividades que objetivam o exercício da escrita.

Nos primeiros encontros, foi levantada uma série de questões, baseadas em obras sugeridas por Greta. “Houve discussão sobre diálogo, incluindo leitura de um trecho do livro ‘Breakfast at Tiffany’, de Truman Capote, por meio de exercícios práticos baseados nas obras de Diane Arbus, Ray Ceasar, Marc Chagall e Man Ray. Realizamos, ainda, um debate sobre o filme ‘O Cheiro do Ralo’, de Lourenço Mutarelli”, comenta.

A orientadora também conta que eles discorreram sobre o início e a trajetória da telenovela, bem como o papel do ator e os treinamentos necessários para que ele desempenhe sua função.

Com o objetivo de compartilhar informações pertinentes aos assuntos abordados em aula, foi criado o blog Palavras Andarilhas. Para Greta, essa ferramenta pode ajudar os alunos a desenvolver um pequeno roteiro, que deverá ser adaptado de uma obra de livre escolha, como conclusão do curso.

Para finalizar, a orientadora fala sobre sua expectativa com relação ao resultado desta empreitada. “É um momento de troca muito relevante. A diversidade dos participantes tem acrescentado muito conteúdo aos encontros”, conclui.

Texto: Jéssika Lopes