EN | ES

Palestra internacional “Aplicando o teatro na comunidade: uma intervenção aos ciganos na Grécia”, acontece nesta quinta (17)

Publicado em: 15/03/2022

Martha Katsaridou

Acontece na próxima quinta-feira, 17, a palestra internacional Aplicando o teatro na comunidade: uma intervenção aos ciganos na Grécia, com Martha Katsaridou, atriz, pedagoga, doutora pela Αristotle University of Thessaloniki, na Grécia, com  tese sobre o ensino da literatura através do teatro. O evento será em inglês e transmitido no Youtube da SP Escola de Teatro.

A parte introdutória da palestra é dedicada à breve apresentação do campo da educação teatral no ensino formal (primário, secundário, superior) na Grécia, ao mesmo tempo que se faz referência a casos de ações teatrais ou programas de educação relacionados com fins sociais e intervenção social.

Martha Katsaridou, atriz e doutora pela Αristotle University of Thessaloniki, na Grécia, realiza palestra sobre a aplicação do teatro como forma de intervenção escolar em comunidades ciganas

A palestra centra-se principalmente na contribuição do teatro para ajudar os estudantes de minorias, bem como as suas famílias ciganas de uma área desprivilegiada e marginalizada de Thessaloniki (Grécia) a desenvolver o respeito e a confiança pelo património cultural, identificar problemas na sociedade, criticar aspectos sociopolíticos da realidade em que vivem e, consequentemente, empoderar-se por meio de referentes culturais para adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes e buscar a mudança social.

Nos projetos analisados, foram utilizadas diferentes formas de teatro aplicado, formas que visam beneficiar indivíduos, comunidades e sociedades. Os conceitos a analisar são a educação intercultural, a educação patrimonial, bem como o teatro aplicado, o teatro, o teatro-fórum, o teatro comunitário, o teatro literal.

Essa ação é uma parceria entre os setores de Extensão Cultural e Projetos Especial com o de Projetos internacionais da instituição.

Serviço:

Palestra: Aplicando o teatro na comunidade: uma intervenção aos ciganos na Grécia

Palestrante: Martha Katsaridou, atriz, pedagoga, doutora pela Αristotle University of Thessaloniki, na Grécia, com  tese sobre o ensino da literatura através do teatro

Data: 17 de março

Horário: 15h

Local: YouTube da SP Escola de Teatro

Observação: palestra em inglês




Relacionadas:

Notícias | 07/ 07/ 2022

Dramaturgia criada por estudante durante curso de extensão da SP estreia em julho no RJ

SAIBA MAIS

Notícias | 06/ 07/ 2022

Louise Azevedo, artista egressa da SP, celebra publicação de seu texto dramático ‘Apartamento’, pela editora Urutau

SAIBA MAIS

Notícias | 06/ 07/ 2022

Processo Seletivo 2/2022: Confira os aprovados para turmas do 2º semestre de 2022

SAIBA MAIS