Palco, Uma Sala de Aula

Publicado em: 16/08/2010 |

O convidado para o próximo Bate-Papo Online da SP Escola de Teatro é Flávio Desgranges, doutor em Educação, diretor teatral e professor do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP. O debate será realizado na quinta-feira (19), às 16h, no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com o tema “Pedagogia do Espectador”.

Ao pensar o espectador como protagonista de um teatro concebido como manifestação cultural em que a dimensão educativa é inerente, Desgranges aborda a questão da formação de público e discorre sobre a arte e seu valor simbólico nas apresentações dos espetáculos e na busca de um diálogo entre espectador e obra, o que gera o desejo da experiência estética e artística em uma intervenção reflexiva nos modos de estar e atuar.

Diretor do grupo de pesquisa teatral INERTE – Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral, Desgranges participou de espetáculos como “Desmontando uma Alma Boa”, 2003; “O Mais Frouxo dos Deuses!”, (adaptação da peça “Pluto”, de Aristófanes, montagem indicada ao prêmio Mambembe de teatro infantil), 1999; “Galileu” (adaptação da obra “Vida de Galileu”, de B. Brecht), 1994; “Um Violinista Quase do Meu Tamanho”, 199192; e “Leôncio e Lena”, de Georg Büchner, 1990.

Entre suas publicações estão “Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo”, de 2006; “A Pedagogia do Espectador” de 2003. Desde 2006, Desgranges coordena a coleção Pedagogia do Teatro, pela editora Hucitec.

Participe. Você é o nosso convidado.

SERVIÇO:
Bate-Papo Online

Convidado: Flávio Desgranges
Tema: Pedagogia do Espectador
Dia: 19 de agosto (quinta-feira)