Palavra em Cena | Musicalidade teatral x musicalidade lírica

Publicado em: 14/04/2016 |

O portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco leva ao ar uma série de podcasts, intitulada Palavra em cena. Nela, o diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro convida o ouvinte a uma viagem histórica, rumo a palavras, sons e conceitos cênicos do passado, ligados diretamente a visões do presente.

Este podcast enfoca uma velha questão do artesanato cênico: a dicção tecnicamente teatral convencional tem uma musicalidade particular, mas não é musica no sentido estrito ou convencional do termo. É até o contrário. A diferença é que não é regulada por tonalidades, pela harmonia, ou seja: notas divididas entre tons, meio tons, e organizadas por tonalidade, como na musica.

Na versão teatral ela é de clima, de atmosfera, sutilíssima, de variações muito mais minimizadas que a dos esquemas harmônicos da musica. É… teatro, simplesmente. Muito em voga  até os anos 1950, e no século xix, as técnicas musicais de dicção declamatória eram misturadas, baseadas ou ate’ confundidas com o canta. Hoje estamos mais modernos, mas ainda há muito rança de teatro declamatório pseudoinfantil. Para não citar o opróbio da dicção publicitaria ou dos jornais televisivos. Mas basta um raciocínio de bom senso para perceber que o cantado de uma fala não e’ um canto. Tal confusão originou o melodrama, no caso feliz.

A apresentação e criação de Paroni lança mão da nossa paradoxal distância e proximidade da nossa vida cotidiana com o assunto enfocado. Nas gravações, participações especiais de aprendizes, formadores e convidados especiais (que neste podcast e’ Luisa Renaux) A locução inicial é de Sylvia Soares e a colaboração técnica é de Renato Navarro.

Ouça o programa

Acesse a seção “Palavra em Cena” para ouvir os demais podcasts

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró