SP Escola de Teatro

Palavra em Cena | Alma Negra – Apêndice

 

O Palavra em Cena, série de podcasts produzida pelo diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro especialmente para o portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, recebe hoje (5) um “apêndice” do ciclo de sete programas especiais dedicados a Luiz Gama (1830-1882), poeta, escritor, advogado, jornalista e um dos mais importantes e combativos abolicionistas da história do Brasil.

 

“O Alma Negra traz uma carta de Luiz Gama onde se descreve o tipo de atrocidade a que se submetiam os escravos fugidos. O mesmo tipo que povoa o noticiário de hoje, banalizado. Não é acaso”, comenta Paroni.

 

Nascido de mãe negra livre, Gama foi vendido escravo aos 10 anos pelo pai, branco. Analfabeto até os 17 anos, conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia pela libertação de negros ilegalmente escravizados. Autodidata, foi um dos raros intelectuais negros no Brasil escravocrata do século XIX e o único a ter passado pela experiência do cativeiro.

 

Este podcast contou com a participação de Pedro Zacarias, além de criação técnica de Pedro Zurawski. A direção e dramaturgia radiofônica são de Paroni. Ouça o programa

 

Acesse a seção Palavra em Cena para ouvir os demais podcasts.

Sair da versão mobile