Os Satyros estreiam sete peças em projeto de comemoração aos 25 anos do grupo

Publicado em: 07/03/2014

Era 1989 quando Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez fundaram, em São Paulo, a Companhia de Teatro Os Satyros. Depois de quase 80 espetáculos, apresentados em 17 países, de mais de 100 nomeações e 46 prêmios, o grupo comemora 25 anos com um projeto que trará sete espetáculos gratuitos ao público, todos marcados por elementos que permearam suas pesquisas.

 

“E se fez a humanidade ciborgue em 7 dias” contará com as peças “Não amarás”, “Não fornicarás”, “Não morrerás”, “Não permanecerás”, “Não saberás”, “Não salvarás” e “Não vencerás”. A estreia acontece amanhã (8), às 16h, com os sete espetáculos sendo apresentados na sequência, numa maratona com 9 horas de duração.

 

Ivam Cabral em cena (Foto: André Stefano/Divulgação)

 

A partir daí, os trabalhos serão apresentados no Espaço dos Satyros Um, de segunda a domingo, às 19h, com entrada gratuita até 8 de abril. Depois dessa data, a temporada continua com ingressos a R$ 20. 

 

Dirigidas por Rodolfo García Vázquez – que também é coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro –, as montagens têm como mote as investigações acerca dos conceitos de humanidade e teatro expandidos. Os títulos remetem aos “7 mandamentos do mundo ciborgue” estabelecidos pelos artistas da companhia.

 

Em cena, assuntos como robôs, internet, ciência e tecnologia ganham abordagens diferenciadas, especialmente por conta da parceria que o grupo concretizou com sete convidados. São profissionais renomados em suas respectivas áreas, que participaram com textos-provocações criados especialmente para o projeto: Contardo Calligaris (psicanálise), Drauzio Varella (medicina), Marcos Piani (engenharia genética), Marici Salomão (teatro), Pedro Burgos (jornalismo científico), Rosana Hermann (internet) e Xico Sá (jornalismo).

 

A atriz Fernanda D’Umbra, o artista uruguaio Pablo Benitez e a aprendiz de Dramaturgia da Escola, Nina Nóbile, também estão envolvidos na empreitada.

 

 

Serviço

“E Se Fez a Humanidade Ciborgue em 7 Dias”

Quando: De segunda a domingo, às 19h

Onde: Espaço dos Satyros Um

Praça Roosevelt, 214 – Consolação

Ingressos: Grátis até o dia 8 de abril

Após o dia 8 de abril: R$ 20

 

Horários específicos:

“Não amarás”: domingos, às 19h

“Não permanecerás”: segundas, às 19h

“Não morrerás”: terças, às 19h

“Não saberás”: quartas, às 19h

“Não vencerás”: quintas, 19h

“Não salvarás”: sextas, às 19h

“Não fornicarás”: sábados, às 19h

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS