Os Satyros estreiam sete peças em projeto de comemoração aos 25 anos do grupo

Publicado em: 07/03/2014 |

Era 1989 quando Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez fundaram, em São Paulo, a Companhia de Teatro Os Satyros. Depois de quase 80 espetáculos, apresentados em 17 países, de mais de 100 nomeações e 46 prêmios, o grupo comemora 25 anos com um projeto que trará sete espetáculos gratuitos ao público, todos marcados por elementos que permearam suas pesquisas.

“E se fez a humanidade ciborgue em 7 dias” contará com as peças “Não amarás”, “Não fornicarás”, “Não morrerás”, “Não permanecerás”, “Não saberás”, “Não salvarás” e “Não vencerás”. A estreia acontece amanhã (8), às 16h, com os sete espetáculos sendo apresentados na sequência, numa maratona com 9 horas de duração.

Ivam Cabral em cena (Foto: André Stefano/Divulgação)

A partir daí, os trabalhos serão apresentados no Espaço dos Satyros Um, de segunda a domingo, às 19h, com entrada gratuita até 8 de abril. Depois dessa data, a temporada continua com ingressos a R$ 20.

Dirigidas por Rodolfo García Vázquez – que também é coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro –, as montagens têm como mote as investigações acerca dos conceitos de humanidade e teatro expandidos. Os títulos remetem aos “7 mandamentos do mundo ciborgue” estabelecidos pelos artistas da companhia.

Em cena, assuntos como robôs, internet, ciência e tecnologia ganham abordagens diferenciadas, especialmente por conta da parceria que o grupo concretizou com sete convidados. São profissionais renomados em suas respectivas áreas, que participaram com textos-provocações criados especialmente para o projeto: Contardo Calligaris (psicanálise), Drauzio Varella (medicina), Marcos Piani (engenharia genética), Marici Salomão (teatro), Pedro Burgos (jornalismo científico), Rosana Hermann (internet) e Xico Sá (jornalismo).

A atriz Fernanda D’Umbra, o artista uruguaio Pablo Benitez e a aprendiz de Dramaturgia da Escola, Nina Nóbile, também estão envolvidos na empreitada.

“E Se Fez a Humanidade Ciborgue em 7 Dias”

Quando: De segunda a domingo, às 19h

Onde: Espaço dos Satyros Um