Os Parlapatões trazem de volta sua comédia natalina

Publicado em: 10/12/2014 |

O espetáculo terá duas únicas apresentações, nos dias 10 e 17 de dezembro (Foto: Divulgação)

Chega o fim do ano com suas tão esperadas festas, feriados, retrospectivas e melancolia. Ao menos hoje, às 21h, e no próximo dia 17, no mesmo horário, a reflexão e balanço do ano que se passou vai ganhar um tom mais alegre. Isso porque, depois de dois anos desde a última apresentação, Os Parlapatões trazem de volta sua comédia natalina “O auto dos palhaços baixos”, a ser exibida em seu próprio Espaço.

A peça traz Hugo Possolo, coordenador do curso de Atuação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, assinando texto, direção, cenário e iluminação, além de fazer parte do elenco. O coordenador do curso de Humor, Raul Barreto, também está na encenação, assinando a direção de produção e atuando.

Um diretor de cinema descobre, no primeiro dia de gravação de seu filme sobre circo, que a produção sofrerá um corte na verba de patrocínio. Com a impossibilidade do projeto inicial, a solução é aproveitar a mesma trupe, cenário e equipe para investir em um filme mais barato, falando sobre o Natal. É esse o ponto de partida da encenação parlapatônica, exercitando a verve profana da companhia sobre o imaginário sagrado.

A palhaçada natalina não é, no entanto, novidade no mundo das artes circenses. A encenações de autos de Natal, paixões de Cristo e afins se confundem com a própria história do circo-teatro. A comicidade das versões claunescas dos temas sagrados é quase involuntária e tornam a experiência da representação única.

Além das influências tradicionais, a volta da apresentação se inspira em uma missa de palhaços realizada na Escócia em função do Dia Internacional do Palhaço, comemorado hoje, 10. O evento traz todos, do padre aos fiéis, caracterizados como palhaços.

Em cena, os espectadores contarão com Claudinei Brandão, Henrique Stroeter, Alexandre Bamba, Fabek Capreri, Fernando Fechio, João Paulo Bieneman e Hélio Pottes. A direção musical é de Carlos Bauzys, a programação visual conta com Werner Schulz e a produção executiva fica por conta de Erika Horn.

Para comprar ingressos, pode-se comparecer à bilheteria do Espaço Parlapatões, na Praça Franklin Roosevelt, 158. Para adquirir online, os ingressos estão disponíveis em www.ingressorapido.com.br, ou pelo telefone (11) 4003-1212. Mais informações no www.espacoparlapatoes.com.br.

“O auto dos palhaços baixos”

Quando: 10 e 17 de dezembro, às 21h

Onde: Espaço Parlapatões

Praça Franklin Roosevelt, 158 – Centro