EN | ES

‘Olhar de neblina’, de Fernanda Amaral, tem sessões gratuitas na SP Escola de Teatro

Publicado em: 19/09/2014 |

Com direção e coreografia de Fernanda Amaral, o espetáculo “Olhar de neblina” terá sessões gratuitas na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, nos dias 24 de setembro e 1 e 8 de outubro, e no Centro da Cultura Judaica, nos dias 18 e 19 de outubro. A montagem é inspirada na obra de Evgen Bavcar, fotógrafo e filósofo esloveno que perdeu a visão aos 12 anos, e mais especificamente no livro “Memória do brasil”, de sua autoria.

 

Com dramaturgia de Teresa Athayde, o espetáculo da Cia. Dança sem Fronteiras traça um paralelo entre a fotografia, seguindo o conceito adotado por Bavcar de que a imagem não pertence somente a quem enxerga, e a construção coreográfica, que parte da individualidade dos intérpretes de habilidades mistas e formações diversas. 

 

No trabalho do esloveno, uma das características mais marcantes é a composição da luz em contraste com ambientes totalmente escuros. O processo fotográfico também inspira “Olhar de neblina”, que revela suas imagens com a entrada da luz. O escuro, as sombras e a névoa, efeitos que serão produzidos pela luz e grandes cortinas transparentes, reproduzirão a forma de ver de alguns bailarinos.

 

Fernanda Amaral

A dança é, antes de tudo, uma manifestação intrínseca ao ser humano. Sendo assim, por que haveria de existir qualquer espécie de limitação a essa forma de arte? Pensando nisso e com a intenção de romper as barreiras que separam as pessoas da dança é que a coreógrafa, bailarina, atriz e pesquisadora Fernanda Amaral criou, em 2010, o Dança sem Fronteiras.

 

Em três anos, o projeto cresceu, foi convidado a participar de vários eventos, como a virada inclusiva de 2012, no MAM, a Mostra Internacional + SENTIDOS, no Teatro Sérgio Cardoso, e até virou cursos de Extensão Cultural na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

Em 2013 e 2014, Dança sem Fronteiras mostrou os espetáculos “Em cena” e “Conexões” na praça Roosevelt e no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo).

 

Ficha técnica 

Direção e atuação: Fernanda Amaral 

Atuação: Camilla Rodrigues do Carmo 

Beto Amorim 

Lucineia dos Santos 

Rafael Barbosa

Zilda Gonlçavez 

Dramaturgia: Teresa Athayde 

Consultoria Literária: Ricardo Barberena 

Trilha Original: Beto Spoleder e Daniel Muller (integrantes do grupo Aderiva) 

Fotografia: Ricardo Teles (imagens parte do espetáculo e de divulgação) 

Figurino e Cenografia: David Schumaker 

Iluminação: Robson Lima e Marcela Páez 

Produção: Dança sem Fronteiras 

Produção Executiva: Cau Fonseca 

Assistente de produção executiva: Guilherme Funari

 

Serviço

“Olhar de neblina”

Quando: 24/9 e 1 e 8/10, às 21h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt 

Praça Roosevelt, 210 – Consolação 

Tel.: (11) 3775-8600 

Grátis

 

“Olhar de neblina”

Quando: 18/10, às 20h; e 19/10, às 19h

Onde: Centro da Cultura Judaica 

Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré

Tel.: (11) 3065-4333

Grátis

 

Adicionar evento à minha Agenda Google