EN | ES

Ocupação Nelson

Publicado em: 18/06/2012 |

O Itaú Cultural apresenta a 13ª edição do Programa Ocupação nessa quinta-feira (21). O homenageado da vez é o escritor, jornalista, teatrólogo e torcedor do Fluminense Nelson Rodrigues

 

Nascido 1912, no Recife, o jovem Nelson iniciou sua carreira aos 16 anos, no jornal A Manhã. Como dramaturgo, seu sucesso veio em 1943, com a montagem da peça “Vestido de Noiva”, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Escreveu também crônicas esportivas, romances de folhetim e contos. 

 

A exposição de fotos, pôsteres, revistas e originais do autor tem curadoria da filha de Nelson, Maria Lucia Rodrigues, e co-curadoria de sua neta, Sonia Muller. A cenografia é de Valdy Lopes Jr.

 

Na programação, remontagens famosas de sua autoria, como “Os Sete Gatinhos”, com direção de Nelson Baskerville, seminários e leituras dramáticas do conto “A Vida como Ela é…”, e das crônicas “A Menina Sem Estrela” e “O Reacionário”.

 

O Projeto Ocupação já exibiu trabalhos de artistas como Angeli, Zé Celso e Rogério Sganzerla. O objetivo é fomentar o diálogo entre os criadores e preservar a memória artística. A exposição propõe conhecer os processos de criação e catalogar as obras em enciclopédias, arquivos de imagens, textos e vídeos.

 

Serviço

Ocupação Nelson Rodrigues
Quando: De 21 de junho a 20 de julho. Quintas e sextas, das 9h às 20h; sábados, das 11h às 20h
Onde: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
http://www.itaucultural.org.br/ocupacao/#

 

Texto: Leandro Nunes