EN | ES

Obra de Jorge Furtado Estreia no Teatro

Publicado em: 21/07/2011 |

O cineasta e roteirista Jorge Furtado nunca teve uma obra sua montada no teatro, mas isso está prestes a mudar. O grupo CasaDaVó partiu do conto “Frontal com Fanta”, assinado pelo autor, para criar seu segundo espetáculo, “Boa Sorte”, que estreia no dia 29 de julho, na Fundação Nacional das Artes (Funarte).

 

Os aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco envolvidos na montagem são: Amanda Nicolosi (Humor); Otávio Augusto Dias (Iluminação); Samuel Gambini (Sonoplastia); Cristiane Amorim (Cenografia e Figurino); Andréa Xavier e Vânia Almeida (Técnicas de Palco); e Tom Paranhos (Atuação).

 

Em “Boa Sorte”, um homem relata a época de sua adolescência, período em que se sentia “invisível”, em razão de sua dificuldade de conviver em sociedade. Com esse problema se acentuando, começa a experimentar um remédio usado pela mãe para tratamento de ansiedade. Apesar da sensação de alívio proporcionada, seu quadro se complica, até que passa a fazer uso de outros ansiolíticos. Sua situação melhora apenas quando seus pais resolvem interná-lo em uma clínica, onde ele passa a se relacionar com uma paciente terminal.

 

A aprendiz Amanda Nicolosi comenta que o texto de Jorge Furtado retrata o período da juventude como poucos, de uma maneira que interessa não apenas ao jovem. “Engraçado que ele ainda não tenha sido montado no teatro. Optamos por preservar o texto na íntegra, sem cortes ou adaptações. As características da obra do autor, como o ritmo ágil, humor, leveza e ironia são valorizadas pela montagem.”

 

O CasaDaVó foi fundado em 2008, quando 13 atores recém-formados se reuniram para desenvolver pesquisas sobre a relação do ser humano com o amor. Segundo Amanda, o grupo se debruça sobre o universo juvenil desde 2009, quando lançou “Caravana da Ilusão”, seu primeiro espetáculo. A partir de então, foca seu trabalho nas temáticas adolescentes, assim como nas influências que os jovens sofrem da cultura pop. 

 

“Nosso objetivo é que ‘Boa Sorte’ alcance todos os tipos de público. Para isso, o grupo está usando diversas ferramentas online, como a disponibilização de material e conteúdo sobre o espetáculo nas mídias sociais e no blog (http://casadavo.tumblr.com)”, completa Amanda.

 

Serviço

“Boa Sorte”

Quando: 29/07 a 07/08. Sextas e sábados, às 21h; e domingos, às 19h

Onde: Funarte SP – Sala Guiomar Novaes

Alameda Nothmann, 1.058 – Campos Elíseos

Tel.: (11) 3662-5177

Ingressos: R$ 20

Informações: (http://casadavo.tumblr.com)