SP Escola de Teatro

OAB Lança Comissão na Luta Contra Homofobia

Hoje (15/06), às 19h, no salão nobre da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), será lançada a Campanha “OAB SP na Luta Contra Homofobia” e, em uma sessão solene, os membros da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB/SP tomarão posse de seus cargos.

Nomeada para assumir a vaga de vice-presidente, Rachel Rocha que também é vice-presidente do conselho administrativo da Associação dos Amigos Artistas da Praça (Addap), responsável pela gestão da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, revelou que essa criação fortalece a OAB na medida em que promove debates com objetivo de acabar com o tratamento discriminatório e estimular a criação de políticas públicas favoráveis à causa.

Há anos, Rachel já atuava e militava em movimentos a favor dos direitos dos homossexuais. Em 2010, passou a integrar o comitê de estudos sobre a diversidade sexual, vinculado à Comissão de Direitos Humanos da OAB.

Para atuar com mais autonomia junto a outros movimentos e recebendo pleitos da sociedade civil referentes à discriminação, em janeiro deste ano, Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da OAB/SP, formou uma júri para selecionar os membros deste comitê que vão integrar a futura Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da instituição.

Esta comissão é uma reinvidação antiga dos advogados e membros do comitê e foi criada também para gerar espaço de discussão, de desafios e de luta na defesa do respeito às diferenças e à igualdade de direitos dos cidadãos LGBT´s (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

Para Rachel, já está mais que na hora de a sociedade dar cara aos invisíveis e acabar com esse tipo de preconceito. “Não há mais espaço para intolerância. Essa comissão vem exatamente nessa linha: vamos discutir os direitos humanos, de casais homoafetivos, de LGBT´s e promover debates em escolas, hospitais e em outras seccionais da OAB no interior do Estado.”

Neste mês, a Campanha “OAB SP na Luta Contra Homofobia” vai aproveitar a semana da maior Parada Gay do mundo para fortalecer ainda mais o debate sobre a educação a favor da diversidade e contra o preconceito por cidadãos LGBT´s. “Nossa intenção é fazer com que a campanha se espalhe. Sabemos que teremos dificuldade muito grande de colocar essa campanha nas escolas e hospitais, porém, a OAB já tem o projeto de levar esta campanha a todas as seccionais de São Paulo e, também, acionar todos os municípios do interior do Estado. A intenção é que a seccionais criem comissões em seus próprios municípios, e que ajam de forma circular”, explica Rachel.

Cads e SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro, praticante ativa da política de oportunidades conta, em seu programa de trabalho, com vagas de recepção preenchidas exclusivamente por transexuais. O processo seletivo para a ocupação dessas vagas acontece em parceria com a Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (CADS) que é uma das coordenadorias que compõem a Secretaria de Participação e Parceria. O objetivo é desenvolver ações sociais de inclusão e proteção à cidadania e contra a discriminação.

Na semana de 20 a 24 de junho, a SP Escola de Teatro vai fazer um especial sobre a Semana de Diversidade.

Acesse nosso Portal e acompanhe.