O Vídeo e Todas Suas Facetas

Publicado em: 07/05/2013 |

O vídeo e seus cada vez mais constantes diálogos com outras linguagens artísticas começaram a ser explorados hoje (7), no primeiro dia do curso de Extensão Cultural “Vídeo: Linguagem Múltipla”, oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com orientação de Anna Turra.

O curso tem como objetivo apresentar o vídeo como linguagem amplamente utilizada atualmente em relação-diálogo com outras linguagens artísticas, como música, teatro, dança, design, artes visuais e arquitetura. E, por meio de laboratórios práticos, pretende treinar o olhar dos participantes e, assim, ampliar suas ferramentas de criação de imagens.

Na aula inaugural, Anna compartilhou com os participantes um pouco de sua experiência como profissional em multimídias e explicou que o curso passará por diversas vertentes da área.

As aulas terão também atividades práticas sugeridas pela orientadora e desenvolvidas pelos alunos. “Por meio da sugestão de diferentes processos criativos, eles desenvolverão breves peças de imagem em movimento, fazendo uso de desenhos, fotos, recortes, câmeras de vídeo, projetores e outros”, diz a Anna.

Pâmola Cidrack, que está matriculada no curso, conta que seu interesse específico pelas aulas é “entender mais sobre videoprojeção e mapeamento, e também compreender como usar esses recursos em espetáculos e exposições”. Segundo ela, a impressão do primeiro encontro foi positiva: “A Anna veio com uma proposta inicial para criarmos um cartão de visita, trouxe referências em vídeos e, o mais interessante: separou os participantes em grupos de interesse”.

“Vídeo: Linguagem Múltipla” vai até 11 de julho, com aulas às terças e quintas-feiras, das 10h às 13h, na Sede Roosevelt da Instituição.

Texto: Felipe Del