EN | ES

O Último dos Primeiros Passos

Publicado em: 03/11/2011 |

Dentro de três semanas, os 15 grupos do Módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco vão apresentar os projetos desenvolvidos para o Experimento, fase na qual colocam em prática as pesquisas e os estudos desenvolvidos ao longo do semestre. 

Neste Módulo estão os aprendizes do horário matutino, primeira turma a concluir os Cursos Regulares da Escola, e este Experimento funcionará como trabalho final. Após dois anos estudando diferentes estilos e gêneros do teatro, agora, eles têm a liberdade para criar um espetáculo completo ou um fragmento de espetáculo, podendo conter autorias de autoria própria ou baseados em outros textos, com tema, duração e local de livre escolha, mas que devem ter como base os objetivos pedagógicos e artísticos da Instituição.

 

Um dos diferenciais deste semestre está no fato de que a Escola viabilizou, por meio de um Edital, a realização de projetos para espetáculos desenvolvidos no início do Módulo pelos próprios aprendizes, no qual deveriam descrever, detalhadamente, a proposta cênica e seu objetivo, a definição das funções, justificativa, síntese, termos de ciência e de responsabilidade, referências, bibliografias e um orçamento simplificado. 

 

Todas as propostas foram avaliadas pela Comissão de Seleção de Projetos e a Coordenação Pedagógica, que selecionaram 15 projetospara receber uma Bolsa-Estímulo do Programa Kairós, a ser utilizada, exclusivamente, na execução do espetáculo. Durante esse processo de criação, os núcleos devem abrir, pelo menos uma vez, a sala de trabalho para o público. 

 

Acompanhe, aqui no Portal, a cobertura desta etapa e das apresentações.

 

 

Texto: Felipe Del