EN | ES

‘O Teste de Turing’ explora os limites da mente humana e da inteligência artificial

Publicado em: 14/07/2016 |

Cena de “O Teste de Turing”, de Paulo Santoro. Foto: Leekyung Kim.

 

O espetáculo futurista “O Teste de Turing”, de Paulo Santoro, o segundo texto premiado na “II Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos” do Centro Cultural São Paulo (CCSP), estreia na Sala Jardel Filho, no dia 15 de julho. 

 
Com direção de Eric Lenate, a montagem se passa em um futuro não determinado, no laboratório de uma empresa de tecnologia que diz ter construído um computador capaz de imitar a consciência e o comportamento do homem.
 
Para comprovar o sucesso do projeto, um linguista, um programador e um matemático precisam fazer com que o produto seja aprovado no teste de Turing, que analisa a capacidade de uma máquina exibir um comportamento tão inteligente quanto o ser humano.
 
O que os profissionais não esperam é que eles também estão em análise e que seus comportamentos já foram previstos, como se fossem o computador. O elenco é formado por Maria Manoella, Rodrigo Fregnan, Jorge Emil e Felipe Ramos.
 
O texto especula se a tecnologia pode evoluir tanto a ponto de não reconhecermos mais a diferença entre homens e máquina. A ideia é usar o conceito de inteligência artificial para discutir as limitações da consciência humana.
 
A última peça premiada na mostra é “Os Arqueólogos”, de Vinicius Calderoni, que estreia no dia 12 de agosto. Com direção de Rafael Gomes, o espetáculo mostra dois locutores esportivos que narram cenas corriqueiras da vida.
 
Serviço
“O Teste de Turing”, de Paulo Santoro
Centro Cutlural São Paulo – Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. (11) 3397-4002
Estreia 15/7. Sex. e Sáb, 21h, e Dom., 20h. Até 7/8.
R$10. 70 min. 14 anos.



Relacionadas:

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo 

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição

SAIBA MAIS