Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
EN | ES

‘O Teste de Turing’ explora os limites da mente humana e da inteligência artificial

Publicado em: 14/07/2016

Cena de “O Teste de Turing”, de Paulo Santoro. Foto: Leekyung Kim.

 

O espetáculo futurista “O Teste de Turing”, de Paulo Santoro, o segundo texto premiado na “II Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos” do Centro Cultural São Paulo (CCSP), estreia na Sala Jardel Filho, no dia 15 de julho. 

 
Com direção de Eric Lenate, a montagem se passa em um futuro não determinado, no laboratório de uma empresa de tecnologia que diz ter construído um computador capaz de imitar a consciência e o comportamento do homem.
 
Para comprovar o sucesso do projeto, um linguista, um programador e um matemático precisam fazer com que o produto seja aprovado no teste de Turing, que analisa a capacidade de uma máquina exibir um comportamento tão inteligente quanto o ser humano.
 
O que os profissionais não esperam é que eles também estão em análise e que seus comportamentos já foram previstos, como se fossem o computador. O elenco é formado por Maria Manoella, Rodrigo Fregnan, Jorge Emil e Felipe Ramos.
 
O texto especula se a tecnologia pode evoluir tanto a ponto de não reconhecermos mais a diferença entre homens e máquina. A ideia é usar o conceito de inteligência artificial para discutir as limitações da consciência humana.
 
A última peça premiada na mostra é “Os Arqueólogos”, de Vinicius Calderoni, que estreia no dia 12 de agosto. Com direção de Rafael Gomes, o espetáculo mostra dois locutores esportivos que narram cenas corriqueiras da vida.
 
Serviço
“O Teste de Turing”, de Paulo Santoro
Centro Cutlural São Paulo – Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. (11) 3397-4002
Estreia 15/7. Sex. e Sáb, 21h, e Dom., 20h. Até 7/8.
R$10. 70 min. 14 anos.



Relacionadas:

Notícias | 18/ 08/ 2022

Cia. Repertório Rodriguiana homenageia Nelson Rodrigues com leitura de suas obras na sede Roosevelt da SP

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 08/ 2022

Concurso SP Drag Acuenda acontece nesta quinta, 18, na sede Roosevelt da SP!

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 08/ 2022

Festival de Curitiba lança rede social para divulgar trabalhos, oportunidades e conectar profissionais do setor cultural

SAIBA MAIS