O Dramaturgo Contemporâneo

Publicado em: 08/05/2012 |

Qual o papel do dramaturgo no teatro contemporâneo? De que maneira suas funções se modificaram ao longo dos anos? Quais competências são mais exigidas dele atualmente? Essas são algumas das questões que serão levantadas no Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (10), das 16h às 17h, aqui no Portal.

O convidado para esta conversa é o ator, diretor e dramaturgo Leonardo Cortez. Antes mesmo de se formar em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2000, funda a Cia. dos Gansos, com a qual encena quatro textos de sua autoria: “O Crápula Redimido” (2003), “In Memoriam” (2004), “Escombros” (2005) e “O Rei dos Urubus” (2008).

Paralelamente ao teatro, Cortez também se dedicou à televisão. Criou e atuou na série “2 Apês”, veiculada para TV USP em 2000. Já entre 2001 e 2003, trabalhou no programa “Zapping Zone”. Interpreta, ainda, nas novelas “Floribella” (2005) e Dance, Dance, Dance (2007), ambas exibidas pela Band. Na TV Cultura, atua em episódios do projeto “Senta que lá Vem Comédia”, em 2006, e escreve o teleteatro “O Dia em que Mamãe Soltou o Verbo”.

O artista chega até a se aventurar como repórter, no programa “Me Poupe”, na GNT, e fez participações no seriado “Mothern”, da mesma emissora. Em 2008, integra o elenco do humorístico “Uma Escolinha Muito Louca”, da Band, e, nesse mesmo ano, lança seu primeiro livro: “Trilogia Canalha”, pela Editora Candombá.

Além dessas atividades, Cortez também ministra aulas de teatro para alunos dos ensinos fundamental e médio, e dirige espetáculos de adolescentes que estão iniciando na área.

Você, que se interessa pelo trabalho do convidado, por dramaturgia ou por ambos, não pode perder esse debate. Fazer parte dele é muito simples, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat na data e hora marcados. Levante suas dúvidas, formule suas perguntas e participe!

Bate-Papo Online com Leonardo Cortez
Tema: “O Papel do Dramaturgo no Teatro Contemporâneo”.
Quando: 10 de maio, das 16h às 17h
www.spescoladeteatro.org.br/chat