O Diário de Praga

Publicado em: 16/06/2011 |

Mesmo em viagem à uma capital histórica como Praga, entre castelos e construções clássicas, a internet pode ser aproveitada de maneira a “encurtar a distância” e situar no ambiente aqueles que não tiveram a sorte de cruzar o Atlântico como os aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Para isso, os viajantes criaram o blog Aprendizes em Praga, onde compartilham, como combinado com a Escola, um pouco de sua estadia na sede do maior evento de cenografia do mundo, a Quadrienal de Praga.

Desde a primeira postagem, no último sábado (11/06), o endereço virtual cedeu espaço a várias manifestações dos aprendizes. Alguns descrevem o trajeto; outros, a chegada, as impressões sobre a cidade, depoimentos pessoais, e todas elas refletem a empolgação e encanto dos autores com a viagem.

Nesse momento, nada melhor do que dicas de quem já esteve na capital tcheca participando do evento em várias edições: J.C. Serroni, coordenador do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro, que postou uma mensagem para seus aprendizes nesta quarta-feira (15/06).

“Sei que todos nós, artistas, temos a vontade de desbravar, de ver tudo de cada lugar com os próprios olhos. Como já estive em Praga várias vezes, achei por bem passar algumas informações que considero úteis. Se servirem, aproveitem. Se não, só estar lá já é um luxo”, escreveu Serroni, fazendo em seguida várias recomendações de passeios culturais e de como aproveitar a viagem ao máximo.

Ontem (15/06), Soninha Francine, presidente do conselho fiscal da Associação dos Amigos Artistas da Praça (Adaap) e responsável pela gestão da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco enviou um vídeo no qual se diverte lendo o texto do aprendiz de Técnicas de Palco Daniel Juliano Fernandes.

Além de textos, o blog está cheio de fotos e vídeos feitos pelos aprendizes, registrando ruas, monumentos, prédios, restaurantes, bares, enfim, tudo o que lhes chama a atenção.

O link para acessar o blog e conferir todo o conteúdo postado pelos aprendizes é: http://aprendizesempraga.wordpress.com/