Ô Abre-Alas!!!

Publicado em: 19/09/2012 |

A ala teatral da Rosas de Ouro existe desde 2008 (Foto: Divulgação)

A Escola de Samba Rosas de Ouro é uma das principais agremiações de São Paulo. Em seus enredos, sempre há muita dramatização. Tanta, que originou uma ala teatral na Escola, em 2008. O primeiro trabalho foi interpretar cenas da obra “O Perfume”, um dos itens do enredo “Rosaessência – O Eterno Aroma”. Trabalho que ganhou projeção em diversos segmentos, mas, principalmente, na comunidade da agremiação. E para fidelizar ainda mais o seu público, a Escola, por meio de sua ala teatral, “Samba Cênico da Roseira”, está promovendo uma oficina de teatro.

O treinamento em teatro, dança e performance envolverá jogos dramáticos, improvisações, expressão corporal e vocal, ritmo com tempo e contratempo, canto, entre outras técnicas da expressão artística cênica. Na oficina, serão estudadas a consciência do corpo e suas habilidades, com o intuito de desenvolver a desinibição, a concentração e a consciência coreográfica, para explorar as qualidades individuais de cada participante.

A “passarela do samba” será o palco principal para que o aluno seja norteado pelo espaço da avenida. “A ideia é carnavalizar o teatro e teatralizar o carnaval”, diz Regis Santos, sambista e diretor da Cia. Samba Cênico da Roseira. Atuante na Escola desde a década de 70, o professor é ator, produtor e diretor teatral.

Durante a oficina serão selecionados os integrantes das duas dramatizações teatrais do enredo 2013 da Rosas de Ouro. O tema “Os Condutores da Alegria, Numa Fantástica Viagem aos Reinos da Folia” retratará as principais festas dos cinco continentes. A interpretação dos atores será um dos diferenciais do desfile.

Os interessados poderão se inscrever para as turmas de terça-feira, das 19h às 23h, ou de domingo, das 15h às 19h. Matrículas abertas no site da Usina Paulistana de Artes, onde há mais informações e a ficha de inscrição on-line. Vagas limitadas. A oficina é seletiva e totalmente gratuita. Os selecionados vão desfilar, gratuitamente, Carnaval 2013.

Serviço:
“Oficina de Teatro da Escola de Samba Rosas de Ouro