Novo livro de J.C. Serroni na Folha

Publicado em: 24/02/2014 |

O novo livro do cenógrafo J.C. Serroni, que coordena os cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, lançado em novembro do ano passado, foi destaque na edição de sábado (22/2) da Folha de S.Paulo.

Leia abaixo a crítica de “Cenografia brasileira: notas de um cenógrafo” por Mario Bresighello e se prepare, pois está previsto, para o dia 26 de março, às 19h, um relançamento da obra pelo Sesc. O evento, aberto ao público, terá uma mesa de debate mediada por Serroni e com a participação de Antunes Filho, José Dias, José de Anchieta e Vera Hamburger. Mais informações em breve.

“Com uma experiência que mistura saberes e técnicas à extrema sensibilidade e acumula décadas como referência em seu campo de atuação, o cenógrafo J.C. Serroni assina um volume que não se esgota no resgate da memória. A cenografia, demonstra o autor, não se resume ao desenho e à execução de cenários. Consiste na dramatização do espaço, com recursos que inoculam expressividade, emoções e significações que vão além do aspecto material ou visual.

Adepto de uma filosofia que prioriza o efeito, mas recusa o excesso, Serroni analisa historicamente suas principais contribuições e as de seus mais renomados pares. Por meio de breves perfis biográficos e de exames de criações, escritos numa linguagem convidativa, o autor compõe um mapa do teatro brasileiro sob outro ângulo, tão decisivo como o texto, as atuações e as escolhas do diretor. Com uma iconografia riquíssima e desenho gráfico que valoriza o mínimo fragmento, ‘Cenografia Brasileira’ pertence à categoria dos livros-espetáculos. (Mario Bresighello)”

Autor: J.C. Serroni

Editora: Sesc

Quanto: R$ 99 (376 págs.)

Avaliação: Ótimo

Fonte: Folha de S.Paulo [Guia Folha, página 28], 22 de fevereiro de 2014.