No Universo da Cenografia e do Figurino

Publicado em: 06/10/2011 |

Madeira, tecido, ferramenta, transpiração e criatividade compõem o universo do curso de Cenografia e Figurino oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Este curso que, ao lado do de Técnicas de Palco, tem um ateliê especialmente dedicado a ele, faz com que o aprendiz assimile e coloque em prática os modos de se criar cenários, adereços e indumentárias teatrais.

O Edital para o Processo Seletivo deste curso já está no ar e as inscrições se iniciam na próxima segunda-feira (10). Para 2012, a Instituição disponibilizou 15 vagas distribuídas entre os períodos matutino e vespertino.

Para se inscrever, basta ter mais de 18 anos, possuir Ensino Médio completo e gostar de teatro e artes. Se você tiver o “dom” do desenho, ótimo. Mas, não se acanhe se seus traços são um pouco tortos, pois esse talento é só um complemento. O importante é que você seja uma pessoa sensível, curiosa, criativa, persistente em seus objetivos e que saiba trabalhar em equipe.

O Processo Seletivo é composto por uma prova escrita, eliminatória, seguida de entrevista, exercício de desenho livre (não se preocupe, não é nada técnico), testes sobre a objetividade/sensibilidade de tratar um espaço e, também, sobre a habilidade prática com as mãos.

Depois de formado, o cenógrafo, figurinista ou aderecista pode atuar em teatro, carnaval, cinema, circo, dança, estandes, eventos, exposições, fabricação de brinquedos lúdicos, festas, museus, ópera, shows, televisão. Além disso, pode trabalhar com vitrinismo, arquitetura teatral e, ainda, ministrar aulas.

Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre os coordenadores e formadores deste curso.

Texto: Renata Forato