No centro-oeste, MT Escola de Teatro é inaugurada aos moldes da irmã paulista

Publicado em: 16/11/2016 |

Cine Teatro Cuiabá: importante espaço de cultura mato-grossense vai abrigar a MT Escola de Teatro

Enquanto a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), entidade que administra a SP Escola de Teatro, faz parcerias internacionais, suas relações com instituições brasileiras não ficam em segundo plano. Foi com imensa satisfação que a Adaap participou da inauguração da MT Escola de Teatro, em Cuiabá, na última segunda-feira, 14 de novembro.

A parceria se deu entre a Adaap e a companhia Cena Onze, já tradicional no estado do Mato Grosso. A princípio, a nova escola terá sete Cursos Regulares e um total de 50 vagas: Atuação (20 vagas), Dramaturgia, Direção, Cenografia e Figurino, Sonoplastia, Iluminação e Produção Cultural (cinco vagas para cada um destes). Assim como ocorre na SP Escola de Teatro, a formação levará dois anos.

O sistema pedagógico também será o mesmo aplicado na instituição paulista, prezando por um ensino não hierárquico, não cumulativo e modular, despertando, nos aprendizes, a autonomia e a manutenção de um espírito crítico.

Os Cursos de Extensão também estarão presentes. Inicialmente, serão ao menos 12 durante o ano de 2017. Abertos à comunidade e com limitação de vagas, os workshops terão duração menor que os Cursos Regulares, mas tratarão de assuntos variados, sempre relacionados à arte do fazer teatral.

As aulas devem começar em fevereiro do próximo ano, após um processo seletivo. O local que abrigará as atividades é o Cine Teatro Cuiabá, reaberto no último mês de agosto após um ano e meio de reformas. Inaugurado em 1942 e tombado como patrimônio cultural do estado em 1984, o edifício tem importância histórica na capital mato-grossense e reúne diversos equipamentos culturais.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”